Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Elias Oliveira

Estudantes da rede estadual de ensino compartilharam um dia histórico ao conduzirem a Tocha Olímpica em Palmas. A Capital entrou na rota do símbolo dos Jogos Olímpicos na tarde do sábado, 11, e vários estudantes do Estado participaram do revezamento. Selecionado num projeto da Escola Estadual Rachel de Queiroz, o estudante Jonathan Araújo carregou a chama por alguns minutos e se emocionou ao ser aplaudido pelo público. “Estou muito feliz com esse momento ímpar na minha vida. É difícil descrever a emoção. Foi inesquecível”, destacou. 

Gustavo Rabelo, estudante do Colégio Estadual Frederico Pedreira, conduziu o fogo olímpico na Avenida Palmas Brasil e se emocionou com a presença da família. “As pessoas gritando meu nome, minha família do meu lado, são momentos que vão se eternizar. Me senti um atleta na expectativa de uma olimpíada”, ressaltou o estudante.

Já o pai de Gustavo, Gilvan Gomes Rabelo, destacou a ansiedade do estudante nos dias que antecederam o revezamento. “Esses dias foram emocionantes. Gustavo perdeu o sono. Só pensava nesse momento”, lembrou. 

Em Palmas, 135 pessoas conduziram a tocha pelos cerca de 30 km de trajeto de sul a norte da Capital. Entre os participantes, atletas, personalidades do esporte, apoiadores e voluntários se revezaram em vários pontos da cidade, saindo de Taquaralto, passando pela região Sul, Centro e Norte até chegar à Praia da Graciosa. 

Revezamento 

A Tocha Olímpica está viajando por todo o Brasil, nos 90 dias de revezamento, passará por mais de 300 cidades. Mais de 10 mil pessoas foram indicadas. O revezamento se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, sede dos Jogos de 2016. 

Segundo o Governo do Estado, na Capital, a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana de Palmas, Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Secretaria Municipal de Esporte, Secretaria da Saúde, Marinha e a Infraero, deram cobertura na passagem da tocha. De acordo com as informações divulgadas pelo Comitê Organizador Oficial Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da Tocha Olímpica, carregando-a por percursos de até 200 metros. Depois de Palmas, a chama Olímpica segue para São Luis (MA), no próximo dia 13.