Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lino Vargas

A primeira empresa de painéis solares para produção de energia elétrica de Gurupi foi inaugurada no Parque Agroindustrial na ultima quinta-feira, 9. Já na primeira semana de operação, a Solarios Energia Solar teve grande demanda em procura. Foram cerca de 40 pedidos somente nos primeiros dias de funcionamento desse nicho de mercado pouco explorado e pioneiro em Gurupi. 

Com o objetivo de trazer energia limpa e sustentável aos gurupienses, a Solarios Energia Solar possui a patente da tecnologia de rastreamento do movimento solar que arrecada até 4 horas a mais de energia que as placas fixas convencionais, acompanhando a rotação do sol durante todo o dia.

Segundo o prefeito Laurez Moreira, a empresa veio para abrir portas em Gurupi, “A energia solar se transformou em uma excelente oportunidade, devido ao aumento crescente do custo da energia elétrica e do barateamento dos equipamentos solares. Gurupi sempre sai ganhando com boas ideias", frisou o prefeito.

A energia solar promete ser uma grande tendência nacional com a praticidade dos projetos e facilidade em execução "Mesmo com grandes demandas, a instalação dos painéis, depois do projeto já concluído, é de até 3 dias sem interrupções, já trazendo um funcionamento eficaz na economia de energia nas residências e comercio em geral" destacou a proprietária da Solarios Energia, Bárbara Santana.

Dados Nacionais

Até o ano de 2018 o Brasil estará entre os 20 países com maior geração de energia solar, considerando-se a potência já contratada (2,6 GW) e a escala da expansão dos demais países.