Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) promoverá mais uma etapa do Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Desta vez, a ação será realizada nos municípios de Porto Nacional, Augustinópolis e Miranorte. O objetivo é incentivar e conscientizar, cada vez mais, os pequenos agricultores sobre a importância da devolução destas embalagens para a saúde do homem e do meio ambiente.

Em 2015, durante o RI foram recebidas 10,8 mil embalagens de agrotóxicos beneficiando diretamente mais de 400 pequenos agricultores, que alegavam estarem distantes das unidades de recebimento. “A cada ano, o projeto tem apresentando um crescimento no número de embalagens recolhidas, isto comprova que nossas ações têm superado as expectativas”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Após a devolução da embalagem, o agricultor receberá o comprovante. Todo o material será levado à central de recebimento e, posteriormente, enviado à indústria para destinação final, reciclagem ou incineração. “O agricultor tem até um ano para devolver os recipientes vazios, podendo ainda ser prorrogado por mais seis meses, caso não tiver utilizado todo o produto”, explica o gerente de Avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias.

Este ano, o RI já atendeu os municípios de Dianópolis, Barrolândia, Paraíso e Buriti. Em Porto Nacional, a ação será feita no Projeto São João e, em Augustinópolis e Miranorte, no Parque de Exposições destes municípios. Vale lembrar que a não devolução dos recipientes implicará em sanções conforme a legislação estadual.

Unidades fixas de recebimento 

O Tocantins conta com unidades nos municípios de Tocantinópolis, Colinas, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Silvanópolis e Gurupi.