Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

O Governo do Estado tem buscado, com o governo federal, agilidade na construção de importantes obras de infraestrutura para o Tocantins. Nesta quarta-feira, 15, o governador Marcelo Miranda se reuniu com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e sua equipe técnica, para tratar das obras de três aeroportos e de rodovias federais que passam pelo Tocantins.

Marcelo Miranda pediu a priorização dessas obras nesse novo momento de gestão do governo federal. O ministro reconheceu a importância estratégica do Tocantins para a infraestrutura logística nacional e garantiu a continuidade e a agilidade nos processos relativos às obras que já estão em andamento. Maurício Quintella afirmou que o Tocantins tem portas abertas no Ministério dos Transportes.

“O Tocantins é um estado central no país, com grande produção agrícola e por onde passa grande parte das riquezas nacionais. É fundamental que a estrutura avance em aeroportos, portos, estradas e ferrovias. O governador Marcelo Miranda tem as portas abertas no Ministério dos Transportes e, hoje, nós discutimos com as equipes como podemos avançar”, afirmou o ministro Maurício Quintella.

O governador Marcelo Miranda estava acompanhado do chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; do secretário de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Sérgio Leão; e dos deputados federais Josi Nunes e Lázaro Botelho. “O ministro nos deu a certeza de que estamos apresentando bons projetos estruturantes para o Tocantins. A presença da bancada federal aqui, hoje, independentemente da cor partidária, reforça que o nosso intuito, acima de tudo, é fazer avançar esses projetos”, destacou o governador.

Aviação Regional

A ampliação da rede de aeroportos no Tocantins faz parte do Programa de Aviação Regional, criado pelo governo federal, com o objetivo de dotar o Brasil de uma rede de aeroportos regionais operando a preços competitivos. O Tocantins será contemplado com a ampliação e a reforma dos aeroportos de Gurupi e Araguaína, bem como com a construção de um aeroporto em Mateiros, para atender a demanda turística da região do Jalapão.

O projeto de Araguaína caminha para a etapa de licitação das obras de adequações na pista, que permitirá a operação de voos de maior porte. Gurupi possui um projeto pronto em fase de estudos para a construção de uma nova pista e a ampliação do terminal de passageiros. Para Mateiros, o projeto está em fase de elaboração e o ministério informou que uma companhia área já manifestou formalmente o interesse de operar voos diretos para o local.

Rodovias do Tocantins

O governador Marcelo Miranda aproveitou a oportunidade para reforçar os pedidos para andamento nas obras pendentes em rodovias do Estado: a duplicação da BR-153, no trecho que liga Aliança à Anápolis; a duplicação da BR-010, no trecho entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins; a construção da BR-242, conhecida como Transbananal, que ligará o Tocantins ao estado do Mato Grosso; e o início das obras na ponte de Xambioá. Todas essas obras já têm projetos em andamento no Ministério, em diferentes etapas, algumas com recursos já garantidos.