Cultura

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para as atividades do “Escambau” -  Mostra Cultural, Feira de Trocas e Oficinas Ideia, que acontece no próximo fim de semana (24,25 e 26), no Instituto Ponto de Cultura Ideia Cultura, na quadra 603 Sul, Alameda 05, lote 2-A, em Palmas (TO).

Iniciativa do Ponto de Cultura Ideia Cultural, o evento sem fins lucrativos, oferecerá uma ampla programação com várias atividades culturais, incluindo oficinas, feira de troca, feira gastronômica e Mostra Ideia Cultural de teatro, música e dança – atividades que o Ponto de Cultura realiza em parceria com a Fundação Cultural de Palmas. Fazem parte também da programação, shows musicais com Toninho Borges, Malu Lopes e Matheus Massoli, os quais acontecem à noite (programação em anexo).  

Para se inscreverem nas oficinas, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo email: institutoideiato@gmail.com. São 20 vagas por oficina. Caso existam vagas remanescentes, inscrições poderão ser feitas no local do evento. O ingresso para participar das atividades e assistir aos shows, será um kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Grupo Fraternal Allan Kardec.

O presidente do Instituto Ideia, Ubirajara Augusto Pereira explica que dentre os objetivos do evento, é uma “espécie” de prestação de conta à população – ao mostrar os resultados das atividades que a Instituição realizou no primeiro semestre, bem como  promover e reforçar os conceitos de sustentabilidade, foco do Instituto.  No mês passado,  a entidade realizou o evento Pingo de luz, em menor dimensão, mas com o mesmo objetivo.

Oficinas:

Contação de história: apresenta técnicas e metodologias para a apresentação e desenvolvimento de histórias com crianças. A partir de exercícios de estimulam  a criatividade e a oralidade. Os educadores experimentam diversas formas de trabalhar  com esta arte milenar em suas práticas pedagógicas. Público-alvo: Professores e educadores.

Jogos teatrais para sala de aula: A oficina tem o objetivo de levar o professor ao primeiro contato com o “fazer teatral”. Através de jogos e dinâmicas apresentar algumas técnicas e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de disponibilidade, imaginação e prontidão cênica. Além de apresentar técnicas a serem trabalhadas com alunos em sala de aula. Público-alvo: professores e educadores.

Musicalização infantil: Aborda conceitos musicais para a apresentação do universo da para crianças, apresentando exemplos e fazendo  com que os alunos vivenciem situações de prática musical. As atividades vão da sensibilidade rítmica e melódica.  Os conteúdos são apresentados em forma de brincadeiras e  exercícios, criando um ambiente  lúdico e favorável à aprendizagem. Público-alvo: crianças a partir de 7 anos.

Histórias em quadrinhos (HQ): Conta  com atividades de leitura, análise e produção de HQ. Durante as atividades técnicas de desenho e criação de enredo serão repassadas aos participantes. Público-alvo: crianças a partir de 10 anos.

Oficina de circo: Visa aproximar os iniciados na arte da “palhaçaria” do princípio do palhaço de revelar o ser humano. Além de iniciar os participantes na arte milenar de andar de perna de pau e fazer malabares. Público-alvo: a partir de 8 anos.

Roda de leitura: Visa despertar o imaginário e a criatividade, desfrutar momentos de encantamento e prazer, desenvolver o senso  crítico e ampliar o repertório de palavras são os princípios objetivos da roda de leitura. Nesse programa as obras são previamente escolhidas pela equipe técnica e pela própria turma, atividades lúdicas conduzirão os participantes rumo ao universo literário. Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Expressão corporal: A proposta é realizar uma vivência de expressão corporal com os participantes para que, através da experiência prática possam reconhecer possíveis ferramentas de trabalho a serem utilizadas em sala de aula com os alunos, fazendo a relação da atividade com o tema de resíduos sólidos. Público-alvo: a partir de 14 anos.

Grafite: Serão apresentadas técnicas do graffiti em moldes stencil para produzir cartazes de lambe-lambe, estampas em camisetas e aplicação em parede. Noções de escolha da imagem, características, técnicas de corte do molde stencil, uso da tinta spray, combinação de cores, leitura de imagem e aplicação. Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10 anos.

Hip hop: Serão oferecidas atividades de dança de rua com técnicas de expressão corporal através da dança de rua, criando performance em grupo. Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10anos.