Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Professor Ademildes Professor Ademildes
  • Professora Francy

Os professores tocantinenses Ademildes José da Mata, de Dianópolis e a professora Francy Leyla Salazar da Silva, de Araguatins participam em Brasília, durante esta semana, da etapa presencial da 6ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento 2016, promovido pela Câmara dos Deputados.

Participa do programa um grupo formado por 54 educadores selecionados conforme o desempenho obtido no curso a distância “Educação para a democracia e o Parlamento”, realizado no período de 14 de março a 29 de abril, como parte do processo seletivo. Foram escolhidos dois professores por estado e Distrito Federal.

Esses educadores participarão de uma semana de estudos, de 20 a 24 de junho, com carga horária de 40 horas, e estudarão o tema ‘educação para a democracia nas escolas’, além de conhecer as atividades realizadas pelo Parlamento da Câmara Federal. Após essa semana de atividades, os professores realizarão a aplicabilidade dos seus projetos nas escolas, no período de 1º de agosto a 10 de outubro.

“O evento é de extrema importância, especialmente para o momento político que estamos atravessando”, disse a professora Francy, que está entusiasmada com mais essa experiência na sua vida profissional.

Francy é maranhense, tem formação em História, e leciona no Colégio Estadual Osvaldo Franco. Ela participa do  Missão Pedagógica com o projeto “Minha escola é em qualquer lugar”. Quando for aplicado em agosto, terá como foco o processo democrático e abordará as ocupações de terras em Araguatins pelas populações que vivem em assentamentos. “Vamos investigar o processo de reforma agrária da região, e buscar, junto aos órgãos competentes, possíveis soluções”. O projeto será desenvolvido por alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.

O professor Ademildes da Mata afirmou que sempre foi de seu interesse trabalhar a educação, a cidadania e a juventude. Com a oportunidade em mãos, ele contou que levará para as salas de aula toda a experiência adquirida durante a formação. “Será uma oportunidade única. Quero aumentar os meus conhecimentos e ampliar a democratização na escola pública”, afirmou.

Ademildes atualmente é orientador educacional no Centro Antônio Póvoa, em Dianópolis e já atuou como diretor regional de Educação, em Dianópolis.

O programa Missão Pedagógica no Parlamento tem o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre o Poder Legislativo e o papel da Câmara dos Deputados como promotora da democracia.