Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Tocantins produz em média 280 milhões de litros de leite bovino por ano e atualmente é o terceiro maior produtor da região norte do País

Tocantins produz em média 280 milhões de litros de leite bovino por ano e atualmente é o terceiro maior produtor da região norte do País Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro Tocantins produz em média 280 milhões de litros de leite bovino por ano e atualmente é o terceiro maior produtor da região norte do País Tocantins produz em média 280 milhões de litros de leite bovino por ano e atualmente é o terceiro maior produtor da região norte do País

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética está sendo reiniciado neste mês no Tocantins. A partir desta terça-feira, 21, têm início as visitas agendadas com pecuaristas de diversos municípios, começando pelo município de Palmeiras do Tocantins, e seguem em sequência por Luzinópolis, Cachoeira, São Bento, Angico, Santa Terezinha, Nazaré e Palmas. O cronograma de visitas é elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), prefeituras e cooperativas, que fazem um cadastro dos interessados em cada município e orienta os produtores para que participem do projeto.

O Tocantins produz em média 280 milhões de litros de leite bovino por ano e atualmente é o terceiro maior produtor da região norte do país. O Programa de Melhoramento Genético é uma ação do Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Agricultura e em 2015 as atividades do programa resultaram no atendimento a 548 rebanhos, inseminando mais de 17 mil matrizes em todo o Estado.

O objetivo é ofertar aos produtores a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que tem várias vantagens em relação ao sistema convencional. A meta para esse ano é para inseminar 2.550 matrizes, segundo a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim. “Para o produtor, o único custo é com o exame de brucelose e com o sêmen a ser implantado nas matrizes. Outras despesas são custeadas pela Seagro”, afirma Érika Jardim.

Programa

Para Érika Jardim o Melhoramento Genético é uma importante ferramenta de apoio ao pequeno produtor no melhoramento da genética de seus rebanhos. “Com o aumento da produção é possível investir mais nos rebanhos e nas tecnologias, proporcionando independência ao produtor rural”, afirmou.

Os interessados em aderir ao programa, e melhorar a produção de leite em suas propriedades devem entrar em contato com o escritório local do Ruraltins ou na Seagro.

Para integrar o programa de melhoria da qualidade genética, o produtor deve estar em dia com a vacinação contra febre aftosa e brucelose. Segundo a veterinária, o Ruraltins faz um estudo anterior para verificar se o programa vai atender às necessidades do pecuarista e realiza o agendamento junto à Seagro. “Por isso é importante a parceria entre Seagro, Ruraltins e secretarias municipais de agricultura e pecuária, entre outras instituições”, ressalta.

IATF

A Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) tem várias vantagens com relação ao sistema convencional de inseminação artificial, conforme explica Érika Jardim. “Na IATF, o cio dos animais é alinhado, o que facilita o trabalho do produtor e reduz o intervalo entre os partos, além de poder programar a gestação para o período das chuvas, quando há maior disposição de pasto”, diz. O índice de sucesso das inseminações é de aproximadamente 50%, segundo a veterinária da Seagro.