Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O estudante Pedro Arthur Gomes da Silva, 15 anos, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional, está feliz da vida, ele foi o vencedor da etapa estadual da 45ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios e ganhou um mil reais.

O aluno teria que escrever uma carta para si mesmo para quando estivesse com 45 anos. Pedro Arthur disse que retratou na carta a atual situação mundial, relatando que as pessoas estão destruindo o próprio ambiente onde moram. “Escrevi sobre como está o mundo, as destruições, os descasos e, também, sobre a situação da água que está ficando escassa e, que daqui a 50 anos, a situação poderá ficar pior”, contou Pedro Arthur. Na sua carta, ele não citou as possíveis soluções para a crise mundial, o estudante abordou a crescente degradação nas áreas ambiental, política, econômica e moral.

Pedro Arthur aprendeu a gostar da Língua Portuguesa com sua mãe, que é professora. O jovem disse que ficou muito feliz ao saber que foi o vencedor. “Todos da escola estavam torcendo por mim, principalmente meus colegas e professores, foi muito bom”.

A coordenadora pedagógica Lília Figueira Batista Moura explicou que haverá na unidade escolar um momento no qual o estudante será homenageado. “Ter um vencedor do concurso na nossa instituição é uma forma de divulgar ainda mais as nossas realizações e de sermos valorizados”, comentou Lília. A escola recebeu como prêmio o valor de R$ 2 mil.

A redação vencedora na etapa nacional foi da estudante Laryssa da Silva Pinto, da Escola Professor Jonatas Pontes Athias, de Oriximiná, distrito de Porto Trombetas, no Pará. O Tocantins ficou, na classificação geral, em 16º.

O aluno vencedor na fase estadual receberá um certificado de participação e um mil reais. O ganhador da etapa nacional, troféu e o valor de R$ 5 mil, além de uma viagem a Brasília.

Concurso

O Concurso de Cartas é uma realização da União Postal Universal e congrega atividades postais de 191 países. No Brasil é realizado pelos Correios e acontece em quatro etapas: escolar, estadual, nacional e internacional.