Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado Paulo Mourão (PT) comemorou juntamente com os estudantes e professores da Unitins, que acompanharam a votação em plenário, a aprovação do projeto de lei do governo do Estado que transforma a fundação em autarquia.  O PL foi aprovado em sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira, dia 23, após dias de discussões calorosas nas comissões da Casa, em que o projeto original recebeu várias emendas. Para Mourão, o desafio agora é orçamentário e financeiro. “Nós precisamos pensar para os próximos quatro anos investimento na ordem de R$ 200 milhões para a Unitins, para que possamos dar equilíbrio e reais condições estruturais para os campi se desenvolverem na sua plenitude, com ensino de qualidade e ofertar concurso público para professores”, prevê.

Paulo Mourão sempre defendeu os interesses da educação, tendo uma preocupação especial com a Unitins. Logo no começo do atual mandato buscou solucionar os problemas enfrentados pela instituição, destinou emendas e pediu para que os demais deputados também destinassem emendas para a universidade, sendo que defendeu a aprovação do projeto de lei, que foi sugerido por ele ao governo do Estado para que a Unitins se transformasse em uma autarquia pública e gratuita. “Hoje é um momento ímpar na nossa história conquistarmos uma universidade estadual, autarquia pública e gratuita. Agora é um momento muito forte do governador Marcelo Miranda dar estrutura a esses campi  para que possamos garantir formação de qualidade aos jovens,  empregabilidade com resultados extremamente satisfatórios, tanto no campo do retorno produtivo, como também nos seus ganhos salariais”, expôs.

“Fico muito feliz, parabéns à reitora, vice-reitor, diretores, aos funcionários administrativos e aos alunos, essa vitória é de todos. Parabenizo também os deputados que se envolveram nesse projeto, o apoio que recebemos do presidente da Assembleia Osires Damaso, para trabalharmos fomentando mais ações do governador Marcelo Miranda, estruturando o Estado para uma nova ordem, um novo momento”, agradeceu. “O Tocantins precisa justamente ter esse caráter de instrumento indutor do desenvolvimento, e só se faz isso com participação efetiva do poder público”, destacou.

 “A Unitins pode ser esse instrumento também de qualificação dos nossos professores do ensino fundamental e médio da rede pública. Creio que agora haverá uma ação muito forte no sentido de estruturar a Unitins e só se faz isso com verba orçamentária com recursos e talvez recursos financeiros de empréstimos internacionais e apoio da nossa bancada federal . Agora como ela é uma universidade pública podemos pedir apoio ao governo federal”, afirmou.

A reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso agradeceu apoio e a participação de toda a comunidade acadêmica, dos estudantes que acompanharam a votação. “Dizer que essa luta é coletiva, dos estudantes, dos técnicos administrativos e dos professores. Esse projeto enviado pelo governador Marcelo Miranda é um projeto democrático construído com a participação de toda a comunidade acadêmica. É uma atitude ousada do governador de investir na educação de ensino superior, considerando que nós estamos passando por uma situação difícil do ponto de vista financeiro, mas ele entendeu que, investir na educação não é gasto é investimento, o maior legado e um exemplo de cidadania para o Estado do Tocantins”, sustentou.