Estado

Foto: Washington Luiz

O governador Marcelo Miranda empossou na tarde desta segunda-feira, 27, a nova secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Wanessa Zavarese Sechim. “A meta é alcançarmos a excelência no ensino, bem como na formação cidadã de nossos jovens, de forma eficiente e eficaz”, disse o governador durante a solenidade.

De acordo com o governador, a educação é um setor prioritário do seu governo e a nova gestora tem uma missão muito importante. “A recomendação é conseguir novas parcerias. Pensar novos projetos, transformá-los em realidade e em grandes oportunidades”, disse. Ele também destacou que todas as medidas necessárias para fortalecer o setor estão sendo concretizadas e que os pleitos da categoria estão sendo atendidos “dentro do que manda a lei e de acordo com a capacidade orçamentária e financeira do Estado”, ressaltou o governador.

A secretária Wanessa Zavarese lembrou do seu ingresso no Estado como servidora efetiva e destacou seus projetos como gestora da pasta. "O foco da educação é o aluno e o seu processo de ensino-aprendizagem. Queremos uma educação humanizada, acreditamos que não há outro caminho para a humanização que não seja a educação", pontuou.

A nova secretária defendeu que para garantir uma educação de qualidade o trabalho da pasta será baseado em quatro eixos. Nós vamos fazer um diagnóstico concreto e real da situação atual da educação e, a partir desse diagnóstico, elaborar um planejamento com metas e objetivos para que possamos atender quatro eixos: acesso, atendimento, permanência e o sucesso dos alunos”, destacou.

Perfil

A titular da pasta da educação é servidora efetiva do Estado. Graduada em Pedagogia/Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic). Fez especialização em Planejamento Educacional. Secretária-Executiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED), em Brasília, no período de janeiro a dezembro de 2008, e secretária de Educação, Cultura e Esporte de Nova Venécia (ES), de agosto de 2005 a dezembro de 2007. Em 2012 foi secretária de Educação do Município de Vila Velha, no Espírito Santo.

Presenças

Participaram da solenidade de posse secretários de estado; a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda; a deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende; o deputado estadual Amélio Cayres; a deputada estadual Valderez Castelo Branco e a vice-governadora Cláudia Lelis, entre outras autoridades estaduais e representantes da educação.