Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

 O cerrado tocantinense compõem o mapa da Reserva da Biosfera do Cerrado, junto com o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão e Piauí.

O cerrado tocantinense compõem o mapa da Reserva da Biosfera do Cerrado, junto com o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão e Piauí. Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves  O cerrado tocantinense compõem o mapa da Reserva da Biosfera do Cerrado, junto com o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão e Piauí. O cerrado tocantinense compõem o mapa da Reserva da Biosfera do Cerrado, junto com o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão e Piauí.

A secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, participará, na próxima quinta-feira, dia 30, em Brasília, de Fórum para discutir sobre a Reserva da Biosfera do Cerrado. A ideia é avançar nas discussões para implantar o comitê estadual sobre o assunto. De acordo com a secretária, o bioma cerrado necessita de uma política de monitoramento mais sistematizado, principalmente no que se refere ao desmatamento. Para isso, ela entende que os estados que compõem a reserva da biosfera devem desenvolver uma agenda positiva junto ao Ministério do Meio Ambiente.  

A Reserva da Biosfera do Cerrado possui 296,5 mil quilômetros quadrados e abrange parte do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. “Estamos empenhados na criação de um centro de monitoramento do desmatamento do Estado, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFTO)”, observa Meire, para quem a dinâmica visa à criação de uma agenda positiva com todos os estado que fazem parte da reserva. A reunião para discutir esse assunto acontecerá no período da tarde, no Hotel Aracoara.

No período da manhã, os secretários estaduais de Meio Ambiente se reúnem no Observatório do Código Florestal (OCF), para discutirem acerca do panorama dos quatro anos de instituição do Código Florestal, seus avanços e um balanço sobre as ações do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O termo "biosfera" se refere a todos os elementos naturais que fornecem e permitem a vida na Terra, como o solo, a água e a atmosfera. Por "reserva" tem-se uma determinada área de reconhecido valor que se pretende conservar para um uso sustentável. Uma Reserva da Biosfera pode ser entendida, portanto, como uma área especialmente designada para aliar a conservação ambiental e o desenvolvimento humano sustentável.

As reservas funcionam como centros de monitoramento, pesquisa, educação ambiental e gerenciamento de ecossistemas, e favorecem, como instrumento de conservação, a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a desertificação, a poluição atmosférica e o efeito estufa.

Cadastro Ambiental Rural

O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) - remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.