Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Carlessandro Souza

"Estou satisfeito demais de participar dessa pesquisa. Se precisasse eu responderia muitas outras perguntas", disse José Lima, um dos catadores de materiais recicláveis identificados por uma das equipes da fase de diagnóstico do Projeto Lixo & Cidadania, gerido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). As equipes trabalham simultaneamente em três regiões do Estado e a equipe Sul ainda realizará as ações em Taipas e Almas até esta sexta-feira, 1° de julho.

José trabalha com a esposa. Juntos eles recolhem os materiais recicláveis pelas ruas de Conceição do Tocantins. O catador disse acreditar que o Projeto pode trazer muitas melhorias para os catadores do Estado. "Só esperamos coisas boas. Eles virem e nos perguntarem sobre o nosso trabalho e sobre o que precisamos é muito bom", comentou.

Além da busca ativa por catadores, a equipe que é formada por uma catadora, um assistente social e uma engenheira ambiental visitaram o lixão da cidade e pegaram cópia da lei de aprovação do plano municipal de gestão integrada  resíduos sólidos. "Além disto, verificamos também o saneamento básico do município. Através desses dados e das visitas vamos poder saber a situação de cada município tocantinense", informou a engenharia ambiental Rafisa De Oliveira.

Projeto 

O Projeto Lixo e Cidadania tem a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico e financeiro de famílias de catadores de material reciclável, atuando em todo o Estado.