Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Acontecendo simultaneamente em três regiões do Estado, o Projeto Lixo & Cidadania continua executando a etapa de diagnóstico, que consiste na identificação e análise da situação dos lixões e aterros sanitários, assim como o cadastro e análise de informações socioeconômicas dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis, nas cidades tocantinenses. O projeto é gerido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e passa por mais quinze municípios entre os dias 27 de junho e primeiro de julho.

Cada uma das três equipes é formada por um catador, um Engenheiro Ambiental e um Assistente Social que se dividem entre as regiões Sul, Centro e Norte para realizarem o diagnóstico nos 139 municípios. Coraci Santos é a catadora que integra a equipe Sul, que já passou por 35 municípios e esta semana passará pelas cidades de Arraias, Conceição do Tocantins, Almas e Taipas. Para ela,  a iniciativa do Governo tem excelentes chances de sucesso. "Estou dos dois lados: sou catadora e estou participando do trabalho de diagnóstico. Tenho certeza que este Projeto é capaz de mudar muitas vidas", disse.

Assim como nos outros municípios já visitados, a primeira parada é na Prefeitura. Em Arraias, a equipe foi recebida pelo Secretário de Meio Ambiente, Flávio Costa, que passou um panorama da realidade local e elogiou o Projeto. "Toda ação que visa à geração de renda é sempre muito bem-vinda. Ainda mais um projeto como este que trabalha com questões ambientais tão importantes como a gestão dos resíduos sólidos em todo o Estado", analisou.

Após esse contato, a equipe visita o aterro sanitário da cidade e segue na busca ativa pelos catadores para cadastro. Euzita Bispo, 57, foi umas das catadoras identificadas e disse que ficou contente de saber do Projeto. "Aqui tem pouca gente que trabalha com coleta, mas os que trabalham fazem isso há muito tempo. Saber dessa oportunidade de ter cursos que possam nos ajudar a melhorar de renda, é muito bom", afirmou.

Nesta quarta-feira, 29, a equipe Sul segue para realizar o diagnóstico em Conceição do Tocantins. Já as equipes  Centro e Norte visitam durante esta semana as cidades de Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Pindorama, Monte do Carmo, Tocantinópolis, Nazaré, Santa Terezinha do Tocantins, Arguiarnópolis e Palmeiras, totalizando 15 municípios visitados pelas três equipes nesta semana.

Projeto

O  Lixo & Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico e financeiro de famílias de catadores no Estado do Tocantins e é dividido em três fases: a do diagnóstico que está sendo executada nos 139 municípios do Estado; as capacitações do público-alvo e por último, a terceira etapa do processo é o aparelhamento de 14 empreendimentos solidários do Estado.