Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 4, o pré-candidato à Prefeitura de Palmas Sargento Aragão (PEN), participou da sabatina no auditório da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) promovida por diversas entidades de classe. Os empresários presentes apresentaram alguns questionamentos e, ideias de ações que são consideradas pela classe empresarial muito importante para o desenvolvimento da cidade.

A saúde, a educação, o estacionamento rotativo, a segurança, o transporte público, o turismo, os impostos, a regularização fundiária, e, o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) foram os temas abordados na reunião. 

Ao abrir o debate, Sargento Aragão assumiu o compromisso de, se for eleito, suspender imediatamente a cobrança do estacionamento rotativo e propôs a adoção de medidas legais para a extinção da cobrança, que vem causando prejuízos aos comerciantes da Avenida JK.  “É uma vergonha esse contrato, em que a administração pública fica com 7%  e a iniciativa privada com 93%, denunciou. “Para organizar essa questão, pretendemos reordenar completamente o uso dessas áreas públicas, que precisam estar voltadas aos interesses da população”.

O pré-candidato também propôs a redução dos valores cobrados de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) como uma das primeiras medidas a serem adotadas, se eleito. “Inicialmente precisamos fazer uma revisão da Planta Geral de Valores imobiliários de Palmas, contratando uma empresa com capacidade técnica para isto. Após, vamos propor readequar os valores do IPTU de acordo com esta nova avaliação para corrigirmos as distorções e os abusos na cobrança do imposto que estão sendo praticados pela atual gestão. “Este é um problema que afeta a população como um todo, desde o empresário até o cidadão mais humilde. Sem falar na falta de critério para as isenções, chegando ao absurdo de uma pessoa que tem mais de um imóvel ser contemplado com o benefício”.

Para o pré-candidato, com a elevação de taxas e impostos, a atual administração municipal conseguiu um aumento significativo da arrecadação, mas esses recursos não se reverteram em melhorias e obras para a população. “O único grande legado dessa gestão é o relógio para extraterrestre na rotatória, que foi construído com recursos da iniciativa privada”, disse.

Empregos

Com o objetivo de fortalecer e fomentar a economia de Palmas, o pré-candidato disse que pretende abrir mais espaço ao empresariado em sua gestão com a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e a reestruturação do Banco do Povo, que será chamado Banco de Palmas. “Vamos fazer também que a pessoa que vai estar à frente da Secretaria da Indústria e Comércio seja escolhida a partir de uma lista tríplice, proposta pelos representantes das entidades classistas, com a avaliação do critério técnico pela próxima gestão”, afirmou.

Preocupado com a falta de investimentos na geração de empregos na Capital, o pré-candidato disse que pretende tornar Palmas um polo da indústria têxtil, dando incentivo para que empresas de confecções venham se instalar na Capital. “Temos água para atender a indústria, temos uma boa logística e estamos próximos a grandes centros consumidores.”, explicou.

Sargento Aragão propôs ainda que todo o material que a prefeitura venha a consumir, como produtos de limpeza, uniformes, alimentos, sejam comprados no comércio local e não fora, “como está sendo feito agora”.

Aragão lamentou ainda que é preocupante a forma como a atual gestão vem tratando o empresariado palmense, que não conta com muito incentivo e apoio, além de sofrer com uma alta carga tributária.  “Vamos propor uma desoneração do ISS, que está hoje em 4% e uma redução de 50% na taxa do esgoto”, afirmou.

A presidente da Associação Tocantinense de Supermercados (Atos), Maria de Fátima de Jesus, destacou as propostas apresentadas pelo pré-candidato, principalmente, na questão de geração de emprego e renda. “Estas questões voltadas a gerar mais oportunidades de trabalho na cidade e de atrair novos empresários são muito importantes, porque favorecem a nossa economia e fortalece nosso comércio”, afirmou.

Segurança Pública

Para reforçar a segurança pública e reduzir os níveis de violência, o pré-candidato vai implantar o projeto Guarda Quarteirão. A proposta consiste na contratação de 400 guardas-quarteirões, que trabalharão diretamente nas quadras fazendo vigilância preventiva. Os recursos, conforme ele, serão relocados dos valores utilizados, atualmente, em contrato da administração municipal com empresa Total Vigilância e Segurança, na ordem de 10 milhões e 264 mil reais para fazer a vigilância de prédios alugados.

Acipa 

O presidente da Acipa, Kariello Coelho, destacou a preocupação do empresariado. “Estamos preocupados com o desenvolvimento da cidade e dispostos a contribuir com o poder público para fazer de Palmas uma referência em turismo de negócios. O candidato que for eleito tem uma grande chance, com o apoio das entidades através do Cidep, de promover uma transformação para além da sua gestão. O pré-candidato garantiu que receberá uma lista tríplice para compor a secretaria de desenvolvimento econômico e a secretaria da micro e pequena empresa, o que certamente, será um ganho para a capital”, reforçou.

A realização é da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas), a Associação Tocantinense de Supermercados (Atos), a Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Tocantins (Adat) e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). (Matéria atualizada às 9h59min de 05/07/2016)