Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), em companhia do governador Marcelo Miranda, do secretário estadual da Saúde Marcos Musafir, da diretora Acadêmica do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) Maria Rosa Arantes, participou na manhã desta terça-feira, dia 5, da inauguração de 26 novos leitos do Hospital Regional de Porto Nacional. A ampliação dos leitos hospitalares faz parte de uma parceria firmada entre governo do Estado e Itpac.

O governador Marcelo Miranda disse que está reestruturando a saúde e que a prioridade de seu governo é a humanização no atendimento. “Queremos que as pessoas que procuram os hospitais sejam bem tratadas com condições dignas e adequadas ao seu tratamento. Minha presença aqui é para reforçar o nosso compromisso com a saúde e dizer que estamos procurando fazer bons projetos. A parceria com o governo federal tem funcionado, tanto é que os recursos solicitados estão sendo liberados” reforçou.

Paulo Mourão ressaltou a importância da ampliação dos leitos, levando em consideração que o Hospital Regional de Porto Nacional é referência, principalmente para região sudeste do Estado. “A entrega desses novos leitos vai de encontro às necessidades da população, reforçando a estrutura do hospital que é referência e resolvendo o problema da fila de espera para cirurgias”, ressaltou o parlamentar elogiando a parceria público-privada, que segundo ele traz benefícios para saúde pública do Estado.  

A diretora Acadêmica do Itpac, Maria Rosa, destacou que parceria com a Secretaria da Saúde já existe há muitos anos em função do Itpac oferecer cursos na área da saúde, como Odontologia, Enfermagem e Medicina. “O convênio com o Estado envolve os cursos da saúde, então este investimento do Itpac no hospital, surgiu da necessidade de ampliar as vagas para  estágio dos alunos do curso de Medicina que fazem o internato no hospital da rede pública de Porto Nacional. Foi identificado que precisaria de mais leitos para melhorar a estrutura física do hospital e o Itpac entrou em parceria com o Estado para a ampliação dos leitos”, explicou.

Ampliação

De acordo com informações da secretaria Estadual da Saúde, com a ampliação dos leitos, o Hospital Regional de Porto Nacional passará a contar com 101 leitos que recebem pacientes nas especialidades: cirurgia geral, ortopedia, bucomaxilo facial, cirurgias ginecológicas eletivas, cabeça e pescoço e clínica médica. A nova ala que é toda equipada conta também com um posto de enfermagem.