Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: André Tavares

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Ronaldo Eurípedes, visitou nessa terça-feira (5/7) as instalações da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) do centro de Palmas, localizada na Quadra 604 Sul.

O desembargador quis conhecer de perto a reestruturação física e de identidade institucional que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) promove em seus órgãos e reforçou a parceria com a pasta. "O Poder Judiciário do Tocantins é parceiro da Segurança Pública e tem envidado esforços pra ajudar na reestruturação dos distritos policiais, destinando bens em doação, como móveis, computadores e veículos".

O secretário de Segurança Pública, Cesar Roberto Simoni de Freitas, que acompanhou o presidente, destacou a importância da parceria do TJTO para a reestruturação da pasta, ante ao quadro da falta geral de recursos no âmbito estadual e federal. “Quando assumimos a secretaria verificamos uma  situação difícil e percebemos que só era possível fazer algo, sem dinheiro, sem recursos federais, com a União também em situação muito difícil, estabelecendo parcerias, e encontramos no Poder Judiciário, na pessoa do presidente, uma dessas parcerias que nós precisávamos, tanto na doação de bens materiais bem como na busca de soluções e ideias para melhorar o nosso trabalho”.

A delegada de Polícia Civil, Maria Haydee Alves Guimarães de Aguiar, que responde pela DEAM-Centro, apresentou a estrutura da delegacia e destacou que a parceria com o Poder Judiciário permite reestruturar a DEAM que passou a ter maior demanda após a implementação da Lei Maria da Penha. “Houve um aumento considerável da demanda, então esta iniciativa do Poder Judiciário de ser parceiro da Secretaria da Segurança Pública é bem vinda, pois, para que a demanda seja atendida satisfatoriamente e com eficiência, temos que estar devidamente aparelhadas, na parte de recursos materiais e organização do espaço físico de modo suficiente para acolher a comunidade”.

O presidente conheceu as salas de atendimento, gabinetes, salas de arquivos, de audiência e a sala especial que está sendo estruturada para a equipe multidisciplinar (com psicólogas e assistentes sociais).