Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

As comemorações dos seis anos da Lamira continuam. Nesta quinta-feira, 7, será apresentado, a partir das 20 horas, no teatro Sesc, o espetáculo “Fela da Gaita”. A montagem envolve dança contemporânea e traz uma poética elaborada em torno do imaginário nordestino. 

A apresentação faz parte do projeto “Maturando”, que comemora o aniversário do grupo no Estado. A iniciativa tem como proposta mostrar um pouco do universo da Cia., que em todo esse tempo vem trabalhando para disseminar sua arte no Tocantins e no Brasil. O Maturando, que será realizado até dia 15 de julho, no Teatro Sesc Palmas, foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.

Ainda seguindo a programação, os presentes poderão contemplar uma exposição “interSeções”, com montagem do artista visual Claudio Montanari e Flaviana OX.

A foto instalação traz uma manifestação fotográfica e um misto da ambientação dos espetáculos, com exposição dos cenários, figurinos e bastidores da Cia, possibilitando o conhecimento de outras formas de arte e da equipe que a Lamira tem ou produz.

Além disso, está sendo vendido um livro fotográfico, dirigido por Flaviana OX, sobre a trajetória da Lamira nesses seis anos.

Fela da Gaita

Fela da Gaita agrega dança, teatro e música levando ao palco situações do cotidiano dos repentistas, histórias que são comumente retratadas nos cordéis, no teatro de mamulengo, nas cantorias criadas pelo poeta cantador, o coquista, o aboiador, o glosador, entre outros. 

A atração ainda propõe uma releitura, a qual relaciona o universo do romanceiro popular nordestino com o mundo urbano e globalizado da atualidade, tudo isso no intuito de produzir uma experiência estética diferenciada para o público.

O processo de montagem engloba também pesquisas sobre a comedia dell’arte, o uso das máscaras na construção de personagens e a movimentação articulada existente na manipulação de títeres (marionetes).

A entrada custa R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira).