Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

"A indústria do turismo ganha mais um reforço com a implantação do Conselho Empresarial de Turismo [Cetur]". A afirmação foi feita pelo governador Marcelo Miranda, durante a solenidade de posse dos conselheiros da entidade na noite dessa quarta-feira, 6. Instituído pela  Fecomércio do Tocantins no mês de abril, a instituição objetiva contribuir com  soluções para os gargalos  do setor de Turismo propondo novas ações.

Para o governador, o trabalho integrado entre o setor público e privado fortalecerão o segmento, uma vez que constitui uma alternativa para fomentar empreendimentos e atividades relacionadas ao turismo. “Esse Conselho já nasce forte, pela sua representatividade e pela disposição do poder público de cooperar, e de contribuir, com as demandas dos novos parceiros. Juntos, conselho empresarial e demais governanças de instâncias públicas, agregaremos mais eficácia e eficiência aos nossos propósitos”, disse ao oficializar convite para que o Cetur passe a integrar o Fórum Estadual de Turismo. 

“O Tocantins tem uma gama de oportunidades que podem favorecer a atividade turística.  Podemos traçar novos horizontes conjuntamente", disse ao enfatizar  a vocação natural do Tocantins para o ecoturismo, o que  movimenta um ciclo virtuoso: a geração de mais emprego e renda.

De acordo com o  vice-presidente da Cetur e presidente da Abrasel, José Ernesto Betell, falando em nome dos empossados, o conselho conta com um plano de ação que engloba cinco pontos principais. "Vamos criar um Calendário Turístico; preparar a Captação de Eventos; realizar Capacitações e aperfeiçoamento profissional; trabalhar a questão da Infraestrutura; e a Interlocução com o poder público", explicou.

Conselho

De acordo o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni a Cetur é um órgão que tem caráter consultivo e propositivo. Ele é composto por representantes de entidades que estão ligadas a toda rede que envolve o setor de turismo. "O objetivo deste conselho é fomentar o setor no Estado, por meio de ações e projetos desenvolvidos em conjunto por todas as esferas, pública e privada", explicou. 

A diretoria do Cetur é composta pelo presidente eleito, Itelvino Pisoni (Fecomércio), pelo vice-presidente, José Ernesto Betelli (Abrasel), pelo coordenador técnico, Antônio Malan (Abbtur) e pela secretária executiva, Otávia Sotero (Fecomércio). São membros efetivos do conselho as seguintes instituições: Fecomércio, Sindhorbs, Abav, Abih, Abrasel, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio, Fieto, Sebrae, Palmas Conventions & Visitors Bureau, Abla, Abrajet, Abbtur, ATTR e Ajee.

Já o conselho consultivo é formado por: Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Naturatins, Universidade Federal do Tocantins, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Aprotur, Unitins, Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Fundação Cultural.