Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Pensando na temporada de praia e início das férias escolares, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde estão realizando atividades educativas nas praias dos municípios banhados pelo Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, no Tocantins.

Nas abordagens, os turistas, trabalhadores e frequentadores locais das praias, receberão dicas de saúde sobre a importância do correto acondicionamento do lixo para evitar a proliferação de mosquitos, prevenção de acidentes por animais peçonhentos, da esquitossomose e da doença de Chagas. Também serão esclarecidas formas de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Durante as ações serão entregues materiais educativos, preservativos masculinos e femininos e gel íntimo lubrificante aos banhistas.

As visitas duram todo o fim de semana, sendo de 7 a 10 de julho nos municípios de Ipueiras e Brejinho de Nazaré; de 14 a 17 de julho, em Porto Nacional e no distrito de Luzimangues; de 21 a 24 de julho em Miracema do Tocantins, Tocantínia e Lajeado.

Segundo o biólogo e gerente do Laboratório de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde, Rogério Rios, nas praias serão desenvolvidas atividades de educação em saúde e prevenção de doenças vetoriais voltadas para sensibilização dos banhistas sobre quais comportamentos podem ajudar a prevenir a presença de vetores de doenças cujo ciclo de transmissão depende da presença do fator humano, como o descarte inadequado de lixo, por exemplo.

Ainda de acordo com o biólogo, “na temporada de praias, é comum que as pessoas acampem na beira de rios, onde mosquitos como Aedes, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela e Anopheles, transmissor da malária são encontrados. Também é preciso atenção para evitar contato com outros animais e insetos comuns em áreas silvestres, como no caso do barbeiro, um inseto pequeno que se esconde no meio de cascas e folhas de árvores e que pode transmitir o protozoário que causa a doença de Chagas. Há também o mosquito palha que transmite as leishmanioses e que se aproveita da decomposição de material orgânico para depositar seus ovos”, lembra Rogério Rios.

Nas praias, através de parceria com as prefeituras, as orientações serão complementadas com o laboratório de entomologia itinerante para que os interessados possam conhecer de perto características e curiosidades sobre oAedes aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya, e o Anopheles darlingi, principal transmissor da malária.

Para estimular ainda mais o interesse dos frequentadores da praia sobre o assunto, também estão previstas dinâmicas de perguntas e respostas relacionadas às ações de prevenção de doenças vetoriais, com distribuição de brindes educativos.

Já em relação às DSTs, “a intenção é aproveitar esse momento de grande fluxo de visita às praias para lembrar a importância da prevenção, pois estudos revelam que o lazer associado ao uso de álcool induz ao esquecimento do autocuidado, quando se fala em sexo seguro. Portanto, é primordial a informação em massa e facilidade do acesso às camisinhas. Por outro lado, ainda existe a possibilidade da administração da PEP-Profilaxia Pós Exposição, nos casos que ocorram algum incidente ou não uso da camisinha”, explica a técnica da Gerência Estadual das DST/Aids e Hepatites Virais, Valéria Ribeiro. A referida PEP está disponível em todas as unidades hospitalares do Estado.

Dicas para curtir a praia com saúde

- Para evitar a reprodução dos mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya, é importante evitar objetos e materiais plásticos jogados de modo que acumulem água parada.

- Atualizar o Cartão Vacinal atentando para a imunização contra a febre amarela.

- Armazenar o lixo em sacos plásticos é outra medida essencial para prevenção de doenças, como a dengue e as leishmanioses.

- Para prevenir as doenças transmitidas por vetores, recomenda-se o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no início da manhã e início da noite, períodos de maior atividade do mosquito.

- Evite consumir alimentos retirados da flora silvestre sem a devida higienização, pois podem estar contaminados com fezes do barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

- Lavar sempre as mãos e consumir apenas água devidamente tratada ou fervida é uma das principais formas de prevenção de verminoses, como a esquitossomose.

- O uso de preservativo é a forma mais eficaz de prevenção do vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como a hepatite B e a sífilis, por exemplo.