Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira/

Foto: Elias Oliveira/

Estão abertas as inscrições para o “Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul – Convocatória 2016”, que oferece ao estudante uma viagem acadêmica, recreativa e cultural à República do Paraguai, no período de 16 a 23 de outubro.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de julho. Poderão participar estudantes do Ensino Médio nascidos nos anos de 1999, 2000 e 2001, que apresentem capacidade para conviver com jovens com deficiência e de diferentes culturas e crenças religiosas.

Neste ano, o concurso abordará o tema “Integração regional: por uma educação sem barreiras e fronteiras – participação e inclusão no Mercosul. Para participar, o estudante deverá escolher um dos seguintes subtemas: Avanços no reconhecimento dos direitos e atendimento às pessoas com deficiência; Inclusão dos estudantes com deficiência nas instituições de ensino; Percepções sobre aceitação, respeito e valorização das diferenças entre pessoas e Análise das transformações físicas e culturais na construção de uma sociedade inclusiva, levando em consideração a eliminação de barreiras e a acessibilidade. Em seguida, o candidato deverá escolher um dos temas e escrever no formato de monografia, ensaio ou texto literário.

Os trabalhos devem ser enviados para o Núcleo de Américas, Assessoria Internacional, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 8 andar, Sala 827, Brasília, DF, Brasil, CEP: 70047-900.

Serão selecionados seis trabalhos, sendo um de cada região brasileira e um representante dos povos tradicionais. Desses seis trabalhos, quatro deles deverão pertencer a estudantes da rede pública de ensino.

O Caminhos do Mercosul é um concurso literário elaborado pelo setor educacional do bloco, com o objetivo de estimular e fortalecer a identidade regional de jovens do Mercosul e promover a integração e a diversidade cultural.

Mais informações podem ser obtidas no endereço http://portal.mec.gov.br/caminhosdomercosul.