Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Feirinha organizada durante todo o evento movimentou a economia da comunidade Feirinha organizada durante todo o evento movimentou a economia da comunidade

A comunidade quilombola do Povoado do Prata, localizada no município de São Félix do Tocantins, a 227 km de Palmas, na região do Jalapão,  apresentou o seu o modo de vida e as suas tradições durante a realização da 3ª edição da Festa da Rapadura, que aconteceu nos dias 8 e 9 de julho. A simplicidade e a simpatia dos quilombolas do Prata foram destaques durante os dois dias de festa, atraindo visitantes de vários estados do País.

Os irmãos paulistas Thomas Pereira, 24, estudante de biologia, e o músico, Felipe Pereira, 22, estão desde junho visitando o Tocantins e fizeram questão de acompanhar a Festa da Rapadura e conhecer a Comunidade Quilombola do Prata. “A gente teve interesse de conhecer de perto as atrações culturais, a  gastronomia local e a socialização”, revelou Thomas, ressaltando que ficou surpreso com a boa receptividade do jalapoeiro.

Os visitantes puderam conhecer ainda a cultura da região a exemplo dos valores e costumes preservados pela comunidade. Um desses costumes foi representado pela tradição na confecção rapadura, produto tão brasileiro, e produzido há gerações no Povoado do Prata. O engenho tradicional atraía a curiosidade dos visitantes que ainda não conheciam o processo de preparo de forma artesanal.

Preparo da rapadura

Durante a moagem, em um moinho que usa tração animal, extrai-se a garapa que é peneirada, para a retirada de impurezas, e em seguida é colocada num grande tacho para fervura. Cerca de quarenta minutos, quando o caldo atinge o ponto de bala, é despejado num cocho de madeira e mexido até chegar ao ponto de modelagem. Depois é colocado em formas em formato de tijolo. Todo o processo dura cerca de três horas.

Atração cultural

Durante a Festa da Rapadura ocorreram apresentações culturais como: teatro, desfile do garoto e garota do Prata, repente e músicas.  Uma feirinha com os produtos locais funcionou durante o evento. Feirantes comemoraram as vendas de seus produtos. “Já no primeiro consegui comercializar todo o meu estoque de mel. Esse ano a feirinha foi muito boa. Isso vai nos ajudar muito”, disse o apicultor Leonel Patrício.   

A presidente da Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata, Osirene Francisca conta que sem os parceiros seria muito difícil a realização do evento e que apesar da movimentação dos visitantes, trazer o público de fora do Jalapão ainda é um desafio.

Apoio

A Festa contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Prefeitura de São Félix do Tocantins e Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).