Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Palmas, Fabiano do Vale (PRB) reuniu-se na noite dessa segunda-feira, 11, com pré-candidatos a vereador pelo PRB na Capital. Na ocasião, Fabiano discutiu propostas de seu plano de governo para Palmas. Uma das principais é o programa “Palmas sem crise”, que traz uma série de ações para a retomada da economia local a partir do apoio e iniciativa da gestão municipal. Segundo Fabiano, seu plano de governo para Palmas está sendo elaborado com apoio de técnicos e a partir de reuniões com comunidades de vários setores da cidade.

“O setor da construção civil é um dos que mais gera emprego e foi morto pela gestão municipal”, disse Fabiano ao destacar que o poder público pode ajudar a manter a economia equilibrada. Ele apresentou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que mostram que de maio de 2015 a maio deste ano o desemprego na Capital aumentou 14,6% na construção civil. O índice também pode ser considerado alto no setor de serviços em geral e comércio, onde o crescimento chega a 13,7%.

Fabiano também defendeu sua proposta “Meu negócio é o turismo”, focando em ações para fomentar o turismo de negócios na cidade, e considerou a retomada da autoestima da Capital por meio de ações públicas como um os fatores importantes para alavancar a economia. “Quem aqui lembra de como era Palmas no mês de julho? Temos que resgatar aquele clima entre as pessoas. Elas vinham das cidades vizinhas para Palmas e isso gera renda para a cidade. Agora, são os palmenses que vão”, destacou.

Participação

A proposta de Fabiano Vale é que o seu plano de governo seja exequível e traga ações para resolver os gargalos da Capital, que hoje são o desemprego e a desesperança na economia local, saúde e segurança.

Fabiano trabalha para que seu plano seja tecnicamente viável, mas sem abrir mão de que tenha a personalidade e a voz do palmense. “Os técnicos que elaboram o plano são daqui de Palmas porque nós temos que valorizar quem é da cidade. E eu acredito que também temos que ouvir as pessoas e ouvir as entidades de classe sobre a situação dos setores, o que hoje não se faz. Por isso eu quero abrir o meu plano de governo para ser colaborativo”, disse Fabiano.

O pré-candidato a prefeito pelo PRB também disse ser contra a política de multas que os palmenses sentem existir hoje na cidade. Fabiano considera que ações educativas e preventivas no trânsito trazem mais efeito para a segurança e despertam a colaboração dos palmenses. Ele falou, ainda, das propostas que tem para a saúde, a exemplo de implantar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde à noite, pelo menos uma vez por semana, a fim de viabilizar o atendimento a quem trabalha o dia todo.

Disputa

A reunião com os pré-candidatos a vereadores de Palmas pelo PRB contou com a presença do presidente metropolitano do PRB, Rui Simon, e do secretário-geral do PRB no Estado, Sandro Bandeira. Ainda na noite de ontem, Fabiano teve outras duas reuniões, desta vez com comunidades para apresentar suas propostas e falar de sua intenção de disputar nas eleições deste ano. “Estamos a todo vapor, não paramos um dia sequer. Queremos chegar ao maior número de palmenses para mostrar a eles que temos uma boa proposta para a cidade e que por sermos pessoas comuns, como eles mesmos, temos um compromisso com o desenvolvimento da cidade”, destacou.

Fabiano ressaltou, mais uma vez, sua disposição integral em disputar a Prefeitura de Palmas. “Vou brigar pela candidatura e isso também passa por um plano de governo bem estruturado, que vai mostrar que estamos preparados”, acrescentou.

O PRB ainda não definiu a data de sua convenção, mas conforme o calendário eleitoral para o pleito deste ano, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela deve ser realizada por todos os partidos até o próximo dia 5.