Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcelo Prado

Foto: Marcelo Prado

Em 2016, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alcançou o registro de 89 praias em seu sistema e destas, 62 estão licenciadas em 52 municípios. Outras 4 praias em 3 municípios, Aguiarnópolis, Jaú do Tocantins e Novo Acordo, ainda estão com processo em andamento e somente 24 praias de 21 municípios restantes, ainda não deram entrada no procedimento junto ao Instituto.

O balanço foi apresentado nessa segunda-feira, 11, pela Gerência de Análise e Licenciamento Ambiental do Instituto e esse novo levantamento, revela que quase 70% das praias do Estado estão licenciadas. São exatamente 69,66% das áreas recreativas da temporada, com suas respectivas licenças em dias, no Naturatins.

A gerente de Análise e Licenciamento Ambiental do Instituto, Larissa Cintra, esclareceu o porquê de algumas praias ainda não terem buscado suas licenças. “Alguns municípios não licenciaram todas as suas praias, o que pode ter vários motivos, como a não realização de temporada oficial, nestes locais, nesse ano. O funcionamento de qualquer estrutura nestes locais ou entorno, não está licenciado até o momento, não está permitido, então o interessado deve entrar em contato com o Naturatins”, explicou.

Das 24 praias sem licenças, 13 são permanentes e outras 11 são as temporárias que não ocorrem em algumas temporadas. Consulte a lista atualizada das praias já licenciadas disponível neste link.

As equipes de fiscalização estarão acompanhando o funcionamento das praias, mas conta com o apoio da comunidade. Para informar irregularidades ou crime ambiental, use o canal sigiloso e gratuito do Naturatins, ligue Linha Verde 0800 63 1155.