Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A importância da participação feminina na política foi o principal assunto do discurso da pré-candidata à prefeita de Palmas e vice-governadora Cláudia Lelis (PV), durante lançamento da pré-candidatura de Socorro Franco à vereadora (PMB) nessa terça-feira, 12. No evento, realizado na 110 Sul, a pré-candidata ao Executivo da Capital disse que a sociedade só tem a ganhar com uma participação mais igualitária entre homens e mulheres na política.

“Já avançamos muito no que diz respeito a inclusão da mulher nas mais diversas áreas da sociedade, mas ainda vivemos em uma sociedade machista e de muitos tabus, e a participação da feminina na política tem derrubado barreiras e desconstruído mitos, portanto, precisamos avançar ainda mais e conquistar mais espaços”, disse. 

Citando Margareth Thatcher, Cláudia Lelis, disse que as mulheres têm imensa capacidade de administração, o que demonstra através do seu perfil multitarefa, sendo muitas vezes a principal responsável pelo sustento das suas famílias. “Vivemos jornadas triplas, trabalhando fora e, com muita dedicação para mostrar que somos capazes, ao mesmo tempo não deixamos de ser mães, donas de casa e esposas”, observou.

Humanização

Ainda sobre a importância da participação feminina, a pevista que o olhar feminino será capaz de humanizar a administração da Capital, a qual considera distante das pessoas. “Quero essa oportunidade para mostrar que é possível fazer os serviços e entregar as obras e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas”, disse, quando também destacou o papel do Partido da Mulher Brasileira e da pré-candidata pela sigla, Socorro Franco.

Cláudia Lelis falou do compromisso social da pré-candidata, também administradora e advogada, que com atitude simples foi capaz de contribuir com a segurança no município e inspirar transformações através de um grupo de monitoramento pelo aplicativo WhatsApp.  “Começou aqui na sua quadra e se tornou exemplo por toda a Palmas, e hoje inclusive, a PM criou grupos de monitoramento em parceria com associações de moradores”, disse.

Segurança

Neste contexto, Cláudia Lelis não se furtou ao dever do Estado com a segurança, mas enfatizou a responsabilidade de todos para uma cidade mais segura. Para ela, a ausência de políticas sociais no município é um dos principais fatores que favorecem a criminalidade. “Hoje sabemos que a maioria dos crimes são cometidos por menores de idade, cuja maior parte não têm uma formação integral, sem esporte, cultura ou lazer e nem tampouco a chance de se qualificar para o mercado de trabalho”, cobrou.

O evento contou com a presença da presidente metropolitana do PMB, Ana Paula Santos, além de familiares e amigos da pré-candidata ao Legislativo Municipal.