Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

O mês de julho no Tocantins é tradicionalmente conhecido como o período de temporada de praias. Época em que ocorrem diversas programações nas margens dos rios Araguaia, Tocantins e seus afluentes. Com objetivo de garantir a segurança, o bem-estar e a tranquilidade social dos banhistas e frequentadores de um modo geral das praias tocantinenses, a Polícia Militar preparou um esquema especial de policiamento e realiza desde o último dia 1º de julho a “Operação Temporada de Praia 2016”, que se estenderá até o dia 08 de agosto.

Estão sendo desenvolvidas atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e repressivo com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais. A ação conta ainda com o apoio de policiais militares do serviço administrativo de todas as unidades, que reforçam o contingente de policiais durante a operação. Militares do Quartel do Comando Geral da PM (QCG), em Palmas, estão sendo enviados às cidades do interior com a maior concentração de público durante a temporada.

A “Operação Temporada de Praia 2016” acontece de forma tranquila em todas as praias do Tocantins com programação oficial. Até o momento, não foram registradas ocorrências de grande vulto.

Veículos recuperados

No último domingo, 17, na Praia do Croá, município de Aliança do Tocantins, policiais militares apreenderam um veículo VW Gol, de cor prata, com placa de Goiânia-GO, adulterado.

Durante o patrulhamento na praia os militares identificaram o veículo suspeito e perceberam que ele apresentava sinais de adulteração. Após os procedimentos de identificação veicular e através dos dados do automóvel os militares constataram que se tratava de um veículo clonado, com registro de furto/roubo ocorrido na cidade de Luziânia-GO.

O veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Gurupi para os procedimentos cabíveis. Na delegacia o suposto proprietário do carro apresentou a documentação do veículo e os policiais verificaram que era falsa.

Na mesma praia, no final de semana anterior, 10/07, os policiais também apreenderam um veículo clonado. Durante policiamento os militares identificaram o veículo GM Meriva, ano 2009/2010, estacionado. O proprietário apresentou os documentos do carro, e os militares constataram que a documentação era falsa.

Depois de realizada a verificação veicular foi constatado que se tratava de um veículo clonado, idêntico a um automóvel roubado em Curitiba-PR em julho de 2013. O condutor e o veículo foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil em Gurupi para os encaminhamentos legais.

Arma de fogo apreendida

Já na noite de domingo, 17, na Praia do Luzimangues, nas proximidades do Distrito de Luzimangues, pertencente ao município de Porto Nacional, os policiais militares prenderam um indivíduo de 36 anos, acusado de porte ilegal de arma de fogo. Em poder do suspeito os policiais apreenderam uma pistola calibre 7.65, e um carregador de pistola com 12 munições intactas. O homem e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Palmas, para os procedimentos que o caso requer.