Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

Agricultores familiares da Associação dos Produtores Rurais dos Três Riachos, em Araguaína, se preparam para iniciar o plantio de abacaxi na região. Segundo o presidente da Associação, Wil-Enes Sousa, a área onde antes havia apenas pastagem será destinada pela primeira vez à produção de frutos.

A ideia do plantio veio depois do incentivo de um vizinho de propriedade. “Um vizinho da comunidade fez o plantio e teve uma ótima produção neste ano. Foi ele quem nos incentivou e negociou as mudas para iniciarmos o cultivo”, comentou Sousa. A decisão foi influenciada também pela facilidade de produção, que não exige do produtor o uso de técnicas complicadas, e do alto índice de aceitação dos frutos no mercado local ou na venda direta em feiras livres.

Inicialmente serão cerca de 50 hectares de terra, o que corresponde a 500.000 metros quadrados, e a expectativa é de que a produção no local chegue a 1.250.000 frutos. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada hectare de lavoura de abacaxi pode produzir cerca de 25 mil frutos em condições climáticas favoráveis.

A comunidade Três Riachos conta com 30 agricultores familiares. Segundo o engenheiro agrícola da Prefeitura, Luís Eduardo Tolentino, nesta etapa, 18 deles resolveram apostar no plantio de abacaxis. “Cada produtor beneficiou uma área de 2 a 3 hectares”, comentou.

Antes de iniciar o plantio, a terra foi preparada com o gradeamento e os pequenos produtores executaram o preparo da terra, facilitando o plantio e aumentando a renda.

Produção

A produção de abacaxis em 2016 no Estado tem estimativa de 75 milhões de frutos. Desses, segundo dados da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), 90% serão comercializados com outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Os agricultores familiares representam atualmente cerca de 60% dos produtores de abacaxi no Tocantins, com cerca de 35 milhões de frutos produzidos no ano passado.