Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) informou que desde o início do mês de julho vem recebendo denúncias sobre as condições dos destacamentos da Polícia Militar no Tocantins. Segundo a Faspra, a Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO) reafirma condições precárias, dando como exemplo o destacamento da 2ª Cia Independente da PMTO no município de Rio da Conceição em que fotografias enviadas para a Associação mostravam um prédio cheio de pichações, com frases ofensivas aos policiais militares.

De acordo com a Faspra, na última terça-feira (19) foram publicadas, em um portal de notícias do norte do Estado, imagens do destacamento da Policia Militar em Taguatins, mostrando instalações "totalmente danificadas, com paredes rachadas, portas quebradas e, segundo relatos dos policiais, o ambiente é infestado por ratos, caranguejeiras e outros insetos. Um policial que preferiu não se identificar para evitar represálias conta ainda que os PMs trabalham no destacamento há anos em condições subumanas", sustenta a Federação. 

Diante desta triste realidade e procurando encontrar uma solução para o problema, a FASPRA-TO protocolou oficio ao comandante Geral da PMTO, Glauber de Oliveira Santos, ao presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Romeu Aloisio Feix, ao presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, ao presidente dos Direitos Militares da OAB-TO, Indiano Soares, e à presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembléia Legislativa, deputada Luana Ribeiro.

O documento encaminhado às autoridades solicita a reparação dos destacamentos que se encontram em situação precária, como nos casos citados. Ao Comando Geral da PMTO foi solicitado ainda a retirada imediata dos policiais militares do destacamento de Itaguatins, visto que as condições do local colocam em risco iminente a saúde e a vida dos servidores.

A FASPRA-TO já há algum tempo vem cobrando melhorias nos destacamentos da PMTO. A Federação defende que os mesmos sejam reestruturados com espaços modernos, equipados com câmeras de segurança, vidros à prova de balas, barricadas, entre outros equipamentos que garantam a segurança e condições básicas para que os policiais possam desempenhar suas funções com dignidade.