Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielsem Fernandes

Tomou posse nessa terça-feira, 19, a nova diretora geral do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Débora Petry. Na unidade, com a presença de servidores e do secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, a nova diretora agradeceu o apoio e elogiou o trabalho dos servidores da maternidade, enfatizando o desejo de somar e agregar valores.

“É um prazer enorme estar aqui, conheço muitos trabalhos que são desenvolvidos na maternidade e temos uma equipe que é muito qualificada. Problemas vão acontecer, são inerentes ao serviço e a crise está aí, mas a diferença é a maneira como vamos lidar com isso”, disse, acrescentado que o foco será na melhoria dos indicadores hospitalares e o trabalho de governança, com colegiado permanente que debata questões internas e tenha resolutividade.

O secretário Marcos Musafir enfatizou a importância de manter os serviços já realizados na maternidade e melhorar outros em benefício das pacientes. “Temos uma responsabilidade muito grande, essa é a maternidade referência do Estado, uma das melhores da região norte. Débora é uma pessoa altamente capacitada, que soma e vai conduzir a unidade com muito carinho e com o apoio dos servidores. Desejo as boas vindas agradeço a todos. Vamos trabalhar em equipe, com muita competência e dedicação”, disse.

O diretor administrativo da unidade, Fernando Pinheiro de Melo, que assumiu interinamente a direção geral, disse que toda equipe está de braços abertos. “Nesse período que fiquei como diretor interino resolvemos muitas demandas. Agora vamos passar os projetos em andamento e reformular outros. Nosso time está completo, vamos seguir juntos”, disse confiante.

Para assumir a diretoria geral do Dona Regina, Débora Petry deixou a chefia do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Geral de Palmas (HGP), por isso a diretora geral do HGP, Renata Duran, em sua fala, elogiou o trabalho da nova diretora.

“Débora levou para o HGP um cenário que buscávamos há muito tempo, que é trabalhar com evidências, indicadores. Temos mais de 30 especialidades e ela conseguiu perpassar por cada setor, buscar informações ”, destacou.

Para a fisioterapeuta obstétrica e doula, Wilma Manduca, é emblemático ter uma mulher a frente da maternidade. “A sensibilidade da mulher é outra, espero que isso também nos fortaleça. Já sabemos do perfil e currículo dela e pretendemos alcançar tudo o que precisamos com uma gestão forte”, afirmou.

Perfil

Débora Petry tem 47 anos, é gaúcha e está há 20 anos no Tocantins. Trabalha há 10 anos como servidora do Estado, é concursada, formada em enfermagem, especialista em Urgência e Emergência, tem curso de capacitação em Auditoria e mestrado em Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Sistemas de Saúde.

No Hospital Geral de Palmas, atuou na assistência de enfermagem, na assessoria direta à direção, tendo implantado o Núcleo Interno de Regulação, o monitoramento de indicadores hospitalares, gerenciamento de leitos e o planejamento e implantação da Regulação Macrorregional do Estado do Tocantins. Ela também já acompanhou o secretário Musafir e equipe da Saúde nos gabinetes itinerantes, visitando hospitais e conhecendo outras realidades hospitalares.