Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Alecsandre Oliveira

Foto: Alecsandre Oliveira

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) segue nesta semana, de 25 a 29 de julho, com mais uma etapa de inspeção dos tanques de resfriamento entregues aos produtores de leite pelo Governo do Estado. 

Ao todo, 70 tanques foram entregues em novembro de 2015 para produtores e associações de 27 municípios, contemplando as principais regiões do Estado e beneficiando diretamente mais de dois mil agricultores. Com isso, o Governo do Estado visa fortalecer a cadeia produtiva do leite e promover a geração de renda no meio rural. 

Nessa etapa, o Ruraltins irá inspecionar os equipamentos entregues para os produtores da região norte do Estado e de acordo com Nayana Rodrigues, zootecnista do Ruraltins, as vistorias iniciaram no mês de maio deste ano e, até o momento, já foram vistoriados 37 tanques nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Tocantins. 

Conforme Nayana Rodrigues, o objetivo das vistorias é fazer uma fiscalização quanto ao uso do equipamento. “A maioria dos tanques vistoriados está sendo utilizado de forma correta e sendo muito bem aproveitado. Hoje, o produtor beneficiado com o tanque pode estocar, por até três dias, o leite, sem perder a qualidade do produto e ter um bom estoque para comercializar aos laticínios. Podemos perceber que os produtores estão muito satisfeitos com os equipamentos”, disse.

A zootecnista lembra ainda que, para a entrega dos equipamentos, foi feito um termo de comodato, em que o produtor poderá utilizar o tanque por quatro anos. “Após esse período, o tanque passará para outra pessoa, pois a intenção é aumentar a renda do produtor para que ele, ao final do contrato, possa adquirir o seu próprio tanque, e assim, mais produtores possam ser beneficiados”, frisou. 

Convênio

Os 70 tanques de resfriamento de leite fazem parte de um convênio celebrado pelo Governo do Estado, por meio do Ruraltins, com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal (CEF). O investimento envolve recursos na ordem de R$ 710.850, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 71.085. Dos 70 tanques, 55 têm capacidade para 1.000 litros e 15 para 500 litros. 

Municípios 

Foram beneficiados produtores dos municípios de Gurupi, Peixe, Palmeirópolis, Colmeia, Jaú do Tocantins, Santa Fé, Aragominas, Pau D’Arco, Piraquê, São Bento, Araguatins, Augustinópolis, Cachoeirinha, Araguaçu, Taguatinga, Guaraí, Combinado, Arraias, Marianópolis, Fátima, Porto Nacional, Divinópolis, Dois Irmãos, Santa Tereza, Paraíso, Nova Rosalândia e Dueré.