Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína os testes rápidos de diagnóstico do HIV, detecção da sífilis e hepatites virais B e C. Os testes podem ser realizados a partir do dia 2 de agosto, em setes UBS. O interessado deve procurar a unidade mais próxima de sua residência e agendar o atendimento.

O objetivo principal da realização dos testes rápidos é contribuir para melhorar a qualidade da atenção às pessoas com infecções do trato reprodutivo e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Qualquer pessoa poderá realizar os testes.

DST

As DST estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Essas doenças que, por algum descuido, o indivíduo posa contrair facilita a transmissão do HIV, por isso, as equipes de saúde passaram a ter atenção redobrada nos últimos anos, orientando a população.

Para o controle das DST é que são realizados diagnóstico e tratamento no âmbito clínico. No entanto, é necessário também que toda a população tenha acesso às atividades preventivas, com o objetivo de identificar e tratar os possíveis casos o mais precocemente possível.

Com o aumento ao acesso do diagnóstico de DST em gestantes e para realizar o tratamento em tempo oportuno, a Atenção Básica do Município, através da Rede Cegonha, tem uma rede de cuidados que assegura à mulher o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada, à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança.

UBS 

Os testes serão realizados nas seguintes UBS: Araguaína Sul, UBS Avany Galdino, no Bairro São João; UBS Couto Magalhães, localizada no mesmo setor; UBS Doutor Francisco, na Vila Aliança; UBS Doutor Dantas, no Setor Costa Esmeralda; UBS Doutor Raimundo Marinho, no Setor Maracanã; e na unidade do Setor Ponte.

Tags: Araguaina, HIV