Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Com o tema nacional “Amamentação: Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta!”, a Semana do Aleitamento Materno 2016 tem início na próxima segunda-feira, 1, e segue até o dia 7 de agosto.

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde preparou uma programação especial para reforçar a importância do aleitamento materno. Segundo a coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina, Walquíria Pinheiro, a programação também faz parte do Agosto Dourado. “O mês de agosto já é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação e o dourado confirma o padrão ouro de qualidade do leite materno”, explica.

A abertura da semana acontece na recepção do Dona Regina na próxima segunda-feira, às 9 horas. Na terça, haverá palestra na Vigilância Sanitária e na quarta um mamaço, no Alojamento Conjunto do hospital. Também fazem parte da programação, rodas de conversa com hospitais particulares, cursos e no dia 6 um mamaço no Shopping Capim Dourado.

“Durante todo o mês lembraremos o ato de amamentar. São dias de intensas atividades que buscam informar para empoderar e promover a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, e complementando até os dois anos ou mais” lembra Walquíria Pinheiro.

Em Porto Nacional

Já no Hospital e Maternidade Tia Dedé, em Porto Nacional, a semana será comemorada com palestras, jogos de memorização sobre os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, oficina de Boas Práticas ao Parto e Nascimento e campanha de doação de frascos para o Posto de Coleta de Leite Humano.

“Também estamos comemorando o pleno funcionamento do posto de coleta de leite materno do Tia Dedé. O posto oferece apoio ao banco de leite do Dona Regina, além de ser o primeiro dentro de um hospital regional que contribui para suprir as demandas da Região de Saúde Amor Perfeito, composta por  13 municípios”, destaca a diretora geral do Tia Dedé, Edith Aires.

Amamentação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A iniciativa da Semana Mundial da Amamentação existe há mais de 20 anos e é focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. O tema mundial “Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”, está relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmados ano passado entre aproximadamente 150 líderes mundiais na sede da ONU. No total foram firmados, 17 objetivos que devem ser implantados por todos os países até 2030.

“A relação entre a amamentação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é muito estreita. O aleitamento materno tem uma relação direta com os objetivos e sem ele é impossível atingi-los. A partir do momento que o bebê mama no peito podemos contribuir com a redução da pobreza, da mortalidade infantil, combater as desigualdades, a violência e proteger o meio ambiente, por exemplo,” explicou a coordenadora do Banco de Leite, Walquíria Pinheiro.

Ainda segundo Walquíria, o tema da semana irá abranger as principais áreas de relação entre a amamentação e os ODS ao longo de cinco grandes eixos: Nutrição/segurança alimentar; Saúde, bem-estar e sobrevivência; Meio ambiente e as alterações climáticas; Produtividade, capacitação e proteção social; Parcerias sustentáveis ​​e Estado de direito.

Confira a programação: 

01/08

9h

- Abertura da semana na recepção 1 do Dona Regina;

- Lançamento do Agosto Dourado;

02/08/16

8h 30

19h

- Palestra na Vigilância Sanitária de Palmas;

- Reunião com Equipe Multi do Alojamento Conjunto;

03/08/16

16h

-Mamaço no Alojamento Conjunto do Dona Regina;

04/08/16

A definir

-Rodas de Conversa com hospitais particulares de Palmas;

05/08/16

9h

-Palestra na Secretaria Municipal de Saúde de Palmas;

08/08/16

8h

-Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 1

09/08/16

8h

-Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 2

10/08/16

8h

-Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 3

10/08/16

16h

-Mamaço no Alojamento Conjunto do Dona Regina;

17/08/16

16h

-Mamaço no Alojamento Conjunto do Dona Regina;

24/08/16

16h

-Mamaço no Alojamento Conjunto

30/08

8h 30

-Abraço no Dona Regina- funcionários, colaboradores e amigos

31/08/16

8h

Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 1

01/09/16

8h

Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 2

02/09/16

8h

Curso Promovendo o Aleitamento Materno em Um Hospital Amigo da Criança – Parte 3

Programação do Hospital e Maternidade Tia Dedé:

Dia 01/08 – Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno com uma palestra no auditório. Tema: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a relação com a amamentação;

- Jogos de memorização como ação de educação permanente em todos os setores da unidade sobre os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno;

Dia 02/08 –Visita Guiada da Gestante, como início de um trabalho a ser continuo na Unidade;

Dia 16/08 – Oficina de Boas Práticas ao Parto e Nascimento;

Dia 30 a 31/08 – Curso de 20 horas - Promovendo e Incentivando a Amamentação em um Hospital Amigo da Criança;

Durante todo haverá campanha de doação de frascos para o Posto de Coleta de Leite Humano.

Programação Vigilância Sanitária:

02/08 - Palestra: Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

8h30 às 12h no auditório da VISA de Palmas.

Público alvo: Inspetores Sanitários da VISA Palmas e Estadual

03/08 - Palestra: Promoção comercial de produtos abrangidos pela NBCAL

8h30 às 12h no auditório da VISA de Palmas.

Público alvo: Principais estabelecimentos inspecionados

04/08 - Palestra: Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

8h30 às 12h no auditório da VISA de Palmas.

Público alvo: Representantes de Unidades Básicas da Saúde 

05/08 - Atividade educativa com a população (panfletagem) nos Shopping Capim Dourado e Palmas Shopping

14h30 às 17h