Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

Em solenidade de inauguração da nova unidade do frigorífico Masterboi, em São Geraldo do Araguaia (PA), neste último sábado, 30, o governador Marcelo Miranda defendeu os investimentos empresariais para o desenvolvimento socioeconômico da região. Oportunidade em que destacou os esforços do governo para tornar realidade a construção da ponte sobre o rio Araguaia, ligando o município de Xambioá (TO) a São Geraldo.

"Esta empresa tem uma particularidade que eu considero fundamental para o investidor: criar alternativas inteligentes para driblar obstáculos. Com esse frigorífico, os empresários têm a possibilidade de fazer chegar seus produtos a outros mercados consumidores; e quem ganha também é a população, pois o investimento representa a geração de empregos e renda", ressaltou Marcelo Miranda.

Masterboi

A nova unidade em São Geraldo do Araguaia está em funcionamento desde 2015 e, atualmente, conta com cerca de 500 colaboradores diretos, e  capacidade de abate de 1.100 cabeças por dia.

A Masterboi conta com quatro unidades, nos estados do Pernambuco, Paraíba, Tocantins, e agora chega ao estado do Pará. No Tocantins, a empresa está instalada, desde 2009, no município de Nova Olinda, onde conta com cerca de 400 funcionários e capacidade de abate de 600 animais por dia.

O diretor presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, destacou a importância do mercado do norte do Brasil. "Em 2009, a unidade de Nova Olinda representou parte da nossa estratégia de expansão e, em 2015, chegamos ao Pará. Encontramos nessa região um vasto potencial de expansão. É uma região de um agronegócio muito forte", lembrou.

Ponte de Xambioá

Em seu pronunciamento, o governador Marcelo Miranda defendeu os esforços dos governos do Tocantins e do Pará, e da bancada federal em Brasília, para a construção da ponte ligando Xambioá ao município paraense. "Temos realizado todo um pleito, junto ao Governo Federal, para que a obra saia do papel. Entendo que essa ponte representa um horizonte muito promissor, pois vai alterar, significativamente, a logística dessa região", pontuou.

A ponte está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e tem valor previsto de R$ 160 milhões, sendo que R$ 100 milhões já estão garantidos no orçamento 2016, por meio de emenda de parlamentares, de caráter impositivo, ou seja, a verba estabelecida tem previsão de orçamento e execução financeira garantidas. O edital de licitação da obra está previsto para ser lançado até o final deste mês de agosto, como já anunciou, em junho passado, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Presenças

A solenidade de inauguração da unidade do frigorífico também contou com a presença do vice-governador do Pará, José da Cruz Marinho; do deputado federal César Halum (TO); e de outras lideranças políticas do Tocantins e Pará, empresários locais e produtores agropecuários.