Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) oficiou o secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir, na manhã desta última quinta-feira, 4, com relação ao restabelecimento da alimentação adequada para os profissionais de enfermagem.

Segundo o sindicato, desde sábado, 31 de julho, os profissionais de enfermagem relatam que falta alimentação para servidores e acompanhantes, o que vem ocasionando transtorno ao atendimento.

O documento reitera ainda, o dever do Estado em oferecer Segurança Alimentar e Nutricional, que por definição compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, não podendo ser negligenciado aos seus profissionais e tutelados.

Para o presidente do Seet, Claudean Pereira Lima, esta situação é recorrente, “infelizmente isso virou rotina nas unidades hospitalares do Estado. Já denunciamos estes descasos até no Ministério Público na tentativa de que este e outros problemas sejam solucionados, pois os profissionais não aguentam mais ter que lidar diariamente com a falta de insumos e condições básicas de trabalho”, desabafou.

A falta de alimentação já foi parar até na polícia, em julho o presidente do Seet esteve na 1º Delegacia de Polícia Civil para depor sobre o inquérito aberto para apurar e responsabilizar os culpados pela falta de alimentação nos hospitais.

Durante o depoimento o presidente do Seet afirmou que só este ano já faltou quatro vezes a alimentação nas unidades hospitalares, o que comprovam, segundo o presidente, a total incompetência do Estado e da empresa contratada em gerir a alimentação nas unidades.

“É inadmissível o Governo do Estado colocar um profissional de enfermagem para trabalhar um plantão de 12 horas sem oferecer o mínimo que é a alimentação”, argumentou ainda o presidente do Seet.