Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Wagner Moreira Reunião de Integração com Alunos Reunião de Integração com Alunos
  • Reunião com estagiários do HDT/UFT

Estudantes e professores/tutores dos cursos de medicina, enfermagem e odontologia de instituições de ensino de Araguaína/TO foram recepcionados em evento de integração que abordou informações iniciais sobre o processo de estágio no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT), primeiro hospital universitário do Estado. As reuniões aconteceram no anfiteatro do Câmpus Cimba da UFT.

Na última segunda-feira, 8, ocorreu integração para estudantes de medicina e enfermagem do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). No dia 1º de agosto, a primeira integração contou com a participação de acadêmicos do curso de odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) e estudantes do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Nos dois encontros, foram abordadas questões éticas e de relacionamento interpessoal, postura, comportamento, imagem corporal, atitudes esperadas quanto à biossegurança, entre outros, conduzidos pela equipe de governança da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Gerência de Atenção à Saúde (GAS), superintendência e equipe de apoio interno, composto por psicologia, serviço social e outros profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O gerente de ensino e pesquisa do HDT/UFT e médico, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, enfatizou a satisfação em receber os estudantes, reforçando a importância do ensino no novo perfil do hospital. “Vocês são peças fundamentais; contamos com a colaboração de cada um na observância das condutas éticas e de humanização que são preconizadas por todos os profissionais da saúde que atuam na unidade hospitalar para que o processo de aprendizagem seja alcançado e assim possamos continuar prestando um serviço de qualidade para o usuário”, disse.

A expectativa da estudante do 7º período de enfermagem, Heloísa Sousa é de que consiga colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. “Eu já fiz alguns dias de estágio do HDT/UFT, porém só aumentou a minha vontade de voltar e aprender mais neste ambiente, espero que melhore ainda mais com essas mudanças da nova gestão”, comentou.

O estudante do 6º período de medicina, Marcos Coelho Moreira, também considera uma ótima oportunidade de aliar a teoria com a prática com apoio dos professores. Já a estudante do curso técnico de enfermagem, Kelysinayane Barbosa Gomes, mencionou a importância do evento de integração, que segundo ela, dará mais segurança para iniciar o estágio no hospital.