Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Maradona

Representantes dos comitês temáticos do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Tocantins (Femep-TO), técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e técnicos do Sebrae-TO se encontraram na tarde de quarta-feira, 10, no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, para a primeira reunião ordinária deste semestre e, na oportunidade, assistiram à palestra sobre Sociedades de Garantia de Crédito (SGD), ministrada pelo técnico do Sebrae Nacional Adalberto Luiz.

Em sua apresentação, Luiz discorreu sobre como funcionam as SGD, que são sociedades de caráter privado apoiadas pelo Sebrae, que podem ter participação de entes públicos, com direito a voto mas sem poder de gestão. “O objetivo é complementar as garantias exigidas dos pequenos empresários nas operações de crédito junto aos agentes financeiros, podendo também fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira facilitando, assim, o acesso dos pequenos negócios às linhas de crédito”, explicou, acrescentando que algumas SGD já estão operando com sucesso em alguns estados, como no Paraná.

De acordo com o palestrante, os benefícios imediatos para os associados são a redução do custo financeiro com taxas de juros inferiores às praticadas no mercado; e assessoramento quanto às melhores operações a fazer, de acordo com as necessidades do negócio (assessoria financeira). Já para as instituições financeiras, as vantagens são que a autonomia da SGD possibilita total segurança nas operações, amplia sua carteira de clientes e reduz a inadimplência. Embora ainda não sejam reguladas pelo Banco Central, o stop less das SGD não pode ultrapassar os 7%.

Como instituições de associativismo, as SGD devem ser criadas através de voluntariado, e o recomendado pelo Sebrae é que inicialmente contem com três fatores críticos de apoio: conselho administrativo comprometido e engajado; estratégia comercial bem definida e interação com as instituições financeiras e monitoramento constante das metas propostas. A participação do Sebrae é no apoio à criação, aporte de recursos para divulgação e parcerias em forma de patrocínio para mídia. O custeio operacional deve ser garantido no plano de negócios e bancado pelos associados.

Ainda de acordo com o palestrante, a melhor forma de se implementar as SGD é regionalizando. “Assim, cada associação pode receber o apoio do Sebrae regional mais próximo”, pontuou. No evento, o presidente do Femep e titular da Seden, Alexandro Castro, foi representado pelo superintendente de Desenvolvimento  Econômico da  Secretaria, Vilmar Carneiro.