Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Para celebrar os 20 anos de instalação da Arquidiocese de Palmas/TO, completados em 31 de maio, o arcebispo da capital, Dom Pedro Brito Guimarães, teve a ideia de organizar uma festa que pudesse acolher a multiculturalidade da população de Palmas/TO, formada por pessoas que vieram de todo Brasil e, neste sábado, 13, a partir das 17h, na Praça dos Girassóis, próximo à Catedral do Divino Espírito Santo, será a festa encontro de raízes, de sabores, de culturas, de fé.

“Nós acolhemos pessoas do Brasil inteiro que trazem sua cultura, sua experiência de fé, pessoas que deixam a família e vêm sozinhos para trabalhar ou fazem uma nova família no estado. Nosso objetivo é fazer essa festa de confraternização para nos conhecermos, nos amarmos mais e valorizar a cultura de proximidade, do encontro. Viver essa comunhão é prioridade neste sábado”, convidou Dom Pedro.

A programação religiosa começa às 18h com o Terço Bíblico, com Dom Pedro Brito e o Grupo Terço dos Homens. Em seguida, é hora da Bênção do Santíssimo. Já a parte cultural tem início às 19h com a Banda da Polícia Militar. Depois, tem balé, frevo, percussão, quadrilha, dança com índios Xerentes e bandas de MPB.

Na parte gastronômica, são mais de 30 pratos típicos de todas as regiões brasileiras. Tem porção de carne de bode, arroz de cuxá e rapadura da região Nordeste, galinhada com pequi e empadão goiano do Centro-Oeste, Maria Isabel e açaí da região Norte, cuca e sagu da região Sul e feijão tropeiro e o famoso pão de queijo mineiro da região Sudeste.

Todas as delícias regionais custam, no máximo, R$ 8 e o valor arrecadado irá auxiliar na manutenção de Projetos Pastorais da Arquidiocese. "Venham fazer parte desse encontro e mostrar a beleza do Brasil. Mostre o que você trouxe para o Tocantins”, conclamou Dom Pedro.

Programação Religiosa e Cultural

17h50 Abertura Religiosa (Pe. Fábio Gleiser)

17h55 Vídeo Ave Maria Sertaneja

18h Terço Bíblico

18h30 Bênção do Santíssimo

19h Abertura Cultural e fala de Dom Pedro

19h20 Banda Polícia Militar

19h40 Balé (Projeto Arte Fato)

20h Coral (Faculdade Católica)

20h20 Escoteiros São Paulo (Sementes do Verbo)

20h40 Dança (Índios Xerentes)

21h Percussão (Projeto Arte Fato)

21h20 Solo (Pe. Ednei)

21h40 Frevo

22h MPB (Pe. Élcio e Grupo)

22h20 Quadrilha (Rasta-Pé da Liberdade)

22h40 Banda Marista

23h Música Gaúcha (Grupo CTG)

23h20 Banda Link Jovem (Pe. Geraldinho)