Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Jornada acontece em Brasília no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016

Jornada acontece em Brasília no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Jornada acontece em Brasília no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 Jornada acontece em Brasília no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) recebe até a próxima sexta-feira, 19, inscrições de estudantes tocantinenses interessados em participar do Programa Jovem Senador 2016. A cada ano, um novo tema é lançado para a redação, instrumento pelo qual os alunos participam do programa. Neste ano, o tema é “Esporte: Educação e Inclusão”.

O concurso acontece em três etapas: escolar, estadual e nacional. Na primeira, cada unidade de ensino participante seleciona uma redação e encaminha para a Seduc. Na fase seguinte a Seduc seleciona os três melhores textos e encaminha para o Senado Federal, juntamente com as fichas de inscrição e cópia dos documentos dos participantes. Na etapa final, as redações serão avaliadas pelo parlamento, que será responsável por selecionar 27 finalistas, um de cada unidade da Federação.

A jornada acontece em Brasília no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016. A viagem dos 27 classificados na etapa final, bem como a hospedagem, o traslado e a alimentação serão custeados pelo Senado Federal.

De acordo com o gerente de Projetos Educacionais da Seduc, Júlio César da Rocha, a secretaria apoia a participação dos estudantes do programa tendo em vista a importância que o Jovem Senador tem para a formação do protagonismo Juvenil. “O contato com a Casa de Leis [o Senado] é um grande estímulo para a formação de líderes. Lá, eles [os alunos] conhecem como são feitos os projetos, e têm, de fato, o envolvimento com os trabalhos. Desde já, agradecemos os participantes por levar para o Senado as boas iniciativas do nosso Estado”, afirmou.

Premiação

Os estudantes finalistas receberão um microcomputador portátil, certificado de classificação no concurso, medalha e troféu. Já os classificados em segundo e terceiro lugares, por sua unidade da Federação, bem como os professores orientadores e os diretores das escolas, receberão certificados de participação.