Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sesc Tocantins, por meio do Arte da Palavra: Programa Sesc de Criação Literária, realiza o “Contos para o Próximo Milênio”, laboratório literário com Ronaldo Bressane, de São Paulo (SP). O evento será realizado na Sala de oficinas do Centro de Atividades entre os dias 15 e 19 de agosto, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto na Central de Atendimento do Sesc Palmas, na 502 Norte. As vagas são limitadas.

Voltado para escritores, jornalistas, roteiristas, estudantes de arte, literatura e comunicação, o laboratório abrangerá a experimentação de diferentes formas de se contar uma história, focando na produção, avaliação e leitura crítica de ficções curtas. Serão 5 aulas de 3 horas, em que serão sugeridas cinco propostas de textos breves. A teoria foi elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, tendo como contraponto criativo o livro Formas Breves, de Ricardo Piglia, e o método de ensino de redação de Gílson Rampazzo, do Colégio Equipe. A metodologia também é focada na prática, ou seja, os alunos irão meter a mão na massa com leitura e depois escrita de textos.

Ronaldo Bressane (SP)

Formado em Comunicação e Letras, Ronaldo Bressane passou por redações como Trip, seLecT e Alfa, e colabora em veículos como Pessoa, Cult e Pernambuco. É autor do roteiro da graphic novel V.I.S.H.N.U. (Companhia das Letras), do romance Mnemomáquina (Demônio Negro), do infanto-juvenil Sandiliche (Cosac Naify) e organizador da antologia de contos Essa História Está Diferente (Cia das Letras), entre outros. Ministrou laboratórios de ficção e não-ficção na Casa do Saber, no Espaço Cult, no Centro Cultural B_arco, na Casa das Rosas e em diversas unidades do Sesc pelo país — na mais recente, em Paraty, participou de residência literária para produção de romance. Seu site é o Impostor,ronaldobressane.com