Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Patrícia do Amaral explica que o Governo tem intensificado estratégias para inserir no mercado um número maior de trabalhadores

Patrícia do Amaral explica que o Governo tem intensificado estratégias para inserir no mercado um número maior de trabalhadores Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza Patrícia do Amaral explica que o Governo tem intensificado estratégias para inserir no mercado um número maior de trabalhadores Patrícia do Amaral explica que o Governo tem intensificado estratégias para inserir no mercado um número maior de trabalhadores

Dando continuidade às ações de políticas públicas voltadas aos profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), mobilizou o Sistema Nacional do Emprego-TO (Sine) para captação de vagas de emprego. A partir desta quarta-feira, 17, equipes dos nove postos do Sine no Estado deverão visitar cerca de mil empresas para firmar parcerias e ampliar o banco de dados de oportunidades de emprego.

Para realizar a ação, os nove postos do Sine montaram equipes especializadas formadas por, pelo menos, duas pessoas. “Todos os postos do Sine do Tocantins estarão com suas equipes nas ruas, fazendo visita a empresas e buscando ativamente por novas parcerias. Esta é uma forma de captarmos mais vagas de emprego, ampliar nosso banco de dados e gerar cada vez mais oportunidades para a nossa população”, explica a diretora interina do Sine, Gláucia Branchina.

A secretária da Setas, Patrícia do Amaral explica que o Governo do Tocantins tem intensificado as estratégias para inserir no mercado de trabalho um número maior de trabalhadores que procuram o Sine. Pra além desta ação, o Órgão trabalha paralelamente com curso de capacitação aos profissionais. “O nosso foco é trabalhar nas duas linhas: empresários e futuros trabalhadores. Capacitando essas pessoas, nós temos um diferencial a mais a oferecer aos empregadores, e isto será explicado nessas visitas”, justifica a Secretária, acrescentando que neste semestre já estão sendo ofertados vários cursos, como de Autogestão de Atendimento ao Cliente, A Arte de Falar em Público, Marketing Pessoal, entre outros.

A previsão é que as equipes de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Taquaralto fiquem nas ruas por duas semanas e que cerca de mil empresas dos mais variados seguimentos sejam visitados durante este período. “Serão realizadas visitas a empresas da indústria, comércio e prestação de serviços. Vamos pessoalmente saber quais empresas estão com vagas em aberto para ofertá-las a nossos trabalhadores”, destaca Gláucia explicando que a equipe de Palmas será a maior, com 10 pessoas.

Sine

 Atualmente, o Tocantins conta com nove postos de atendimento gerenciados pelo Governo do Estado, localizados nas cidades de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Palmas.

Na capital, há duas extensões nas regiões: Norte e Taquaralto. Todos os postos oferecem serviços gratuitos aos trabalhadores e às empresas parceiras. Além dos serviços e captação de vagas de emprego, o Sine oferece cursos de qualificação e capacitação profissional, orientação profissional, emissão de carteira de trabalho, cadastro para recebimento do Seguro Desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.