Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: João Batista Na geladeira contém diversos livros disponíveis para alunos, servidores e frequentadores da UFT Na geladeira contém diversos livros disponíveis para alunos, servidores e frequentadores da UFT
  • Acadêmico de Pedagogia, Kleberson Pereira, gostou muito da iniciativa

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta agora com mais um projeto de incentivo à leitura, a “Geladeiroteca”. Localizada no Bloco I do Câmpus de Palmas da UFT, a Geladeira teve sua inauguração na semana passada e contém diversos livros com a etiqueta do projeto disponíveis para alunos, servidores e frequentadores da UFT.

A “Geladeiroteca” é uma ação dos acadêmicos do PET de Engenharia de Alimentos do Câmpus de Palmas. Todos os livros foram arrecadados através de doações e os acadêmicos participantes do PET farão com que a geladeira fique sempre cheia.

Para uma das acadêmicas participantes, Letícia Vieira, o projeto objetiva incentivar a leitura, de forma que os usuários não precisem devolver o livro à “Geladeiroteca”, mas sim que o passe para outras pessoas. “A ideia é permitir inclusive que o leitor leve o volume para ler em casa, com a única ressalva de que o livro não pode ficar parado. Após a leitura, basta devolvê-lo a Geladeiroteca ou passá-lo adiante. A ideia é circular o conhecimento,” ressalta.

Wanderson Baia é vigilante da UFT e foi um dos que demonstraram interesse no projeto. “Vejo como uma iniciativa muito interessante porque nós estamos em um país que tem um índice muito grande de pessoas que não leem. Ter uma oportunidade dessas, não só para o aluno, mas para qualquer pessoa é algo que, sem dúvida nenhuma, contribui para o conhecimento da nossa universidade”, afirmou. 

Já o acadêmico do curso de Pedagogia, Klebeson Pereira, espera que as pessoas além de pegarem os livros para leitura possam também participar doando outros títulos. “É uma forma de nos aproximarmos da leitura e tornarmos leitores desse espaço, que é de produção do conhecimento científico,” afirma. 

O intuito é que o projeto funcione por tempo indeterminado. E quem se interessar em doar algum livro pode entrar em contato com o PET de Engenharia de Alimentos (Bloco III, sala 28) ou pelo e-mailpet_engal@mail.uft.edu.br.