Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Marcelo Miranda assina nesta terça-feira, 23, às 14h30, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, termos de cooperação com o Ministério da Defesa para o desenvolvimento de atividades do Projeto Rondon em 16 municípios tocantinenses. A ação, denominada Operação Forte dos Reis Magos, está prevista para ocorrer de  20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017 no Estado.

A operação contemplará os municípios de Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Presidente Kennedy e Silvanópolis.

Atividades

Cada município receberá, por 12 dias, 20 rondonianos, oriundos de duas instituições de qualquer parte do País, sendo 10 integrantes de cada, 2 professores e 8 alunos por equipe. As duas equipes trabalhão com oficinas de diferentes áreas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

O projeto possibilita a troca de experiências. É o momento que o universitário sai da teoria da sala de aula e vai conhecer a realidade do nosso Brasil e aprender com o conhecimento popular.

Cerca de 330 estudantes e professores universitários trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.