Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Dezenas de famílias realizaram o recadastramento imobiliário no Jardim Taquari feito pelo Governo do Estado

Dezenas de famílias realizaram o recadastramento imobiliário no Jardim Taquari feito pelo Governo do Estado Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Dezenas de famílias realizaram o recadastramento imobiliário no Jardim Taquari feito pelo Governo do Estado Dezenas de famílias realizaram o recadastramento imobiliário no Jardim Taquari feito pelo Governo do Estado

Dezenas de famílias realizaram o recadastramento imobiliário dos seus imóveis no Jardim Taquari, que teve início nesta terça-feira, 23, na feira coberta do setor. O Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (TerraPalmas) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, está realizando uma força-tarefa para atender toda a população e cumprir esta etapa, essencial para a regularização da área. O recadastramento segue até sexta-feira, 26, em horário comercial.

O presidente da TerraPalmas, Aleandro Lacerda, lembrou a trajetória de criação do Taquari e o empenho do Governo em proporcionar melhorias para o setor. “Desde a criação do Taquari, o governador Marcelo Miranda, em sua gestão anterior, construiu vias de pavimentação de acesso, casas populares e não mediu esforços para trazer desenvolvimento a esta área. E, nesta gestão, nos determinou que realizássemos a regularização fundiária do setor, o que vai gerar também os serviços essenciais para a população, como água, energia, pavimentação e equipamentos públicos”, explicou.

Aleandro Lacerda explica que, esta etapa, que consiste no recadastramento imobiliário e é de competência do Governo do Estado, também assegurará aos moradores seus direitos. “Esta é a primeira etapa do processo de regularização, onde cada família deve trazer a documentação para unir ao processo administrativo anterior, verificar a cadeia sucessória, detectar invasões, vendas em duplicidades, falsificação de documento e assegurar aos que tiverem com a documentação correta, a convalidação destes títulos, após o encaminhamento da justiça ao cartório de registro de imóveis”, ressaltou o presidente.

Morador do Taquari há mais de 10 anos, o vigilante Rauldésio Sebastião ressaltou que a regularização abrirá uma janela de possibilidades para a população. “Esta ação do governo trará muitos benefícios para todos nós do Taquari. Quantos daqui não podiam fazer um empréstimo, pegar um cheque-moradia ou participar de algum programa popular por falta do título do seu imóvel? Estou feliz e esperançoso que agora vai dar certo!”, exclamou o morador.

A doméstica Geusina Pereira também comemorou: “Comprei minha casa há cinco anos e sempre fiquei insegura sobre o que poderia ocorrer. Agora estou aliviada e confiante de que vou ter meu título”, ressaltou.

Recadastramento

O recadastramento imobiliário da área é uma ação realizada pelo Governo do Estado, após acordo judicial firmado entre o Ministério Público Estadual, o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas, celebrado na última semana.

Os moradores do Jardim Taquari podem se dirigir à feira coberta munidos de seus documentos pessoais, CPF, RG, Certidão de Casamento (casados) ou Certidão de Nascimento (solteiros) e documento do imóvel. O recadastramento segue até sexta-feira, 26, durante horário comercial.