Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Projeto desenvolvido pela Semarh atenderá 18 municípios

Projeto desenvolvido pela Semarh atenderá 18 municípios Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Projeto desenvolvido pela Semarh atenderá 18 municípios Projeto desenvolvido pela Semarh atenderá 18 municípios

Nesta semana, foi concluída mais uma etapa do Projeto Barraginhas, em Arraias, com a construção de 200 unidades. Na segunda-feira, 29, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) iniciará a frente de serviços em Novo Alegre, quinto município a ser atendido pelo programa, totalizando cerca de 950 barraginhas construídas até agora.

O projeto prevê a construção de 3.564 barraginhas em 18 municípios tocantinenses, no prazo de dois anos. A previsão é atender nove, este ano, e mais nove em 2017. As barraginhas são pequenas bacias de captação de água da chuva, evitando erosões e assoreamento de pequenos rios, ajudando, desta forma, no combate à seca da região sudeste do Tocantins.

Conforme o cronograma de obras, o primeiro município beneficiado foi Taguatinga, onde, devido a grande demanda e a necessidade de atender de forma eficiente os produtores rurais, foram construídas 350 barraginhas, 152 a mais do que o previsto inicialmente, somente nesta cidade.

“Fizemos um plano e dentro do previsto as ações estão sendo realizadas sem nenhum obstáculo. Além disso, nossas equipes aumentaram com o apoio do Ruraltins e mais um trator foi adquirido para somar com as outras duas máquinas que tínhamos”, explicou Aldo Azevedo, diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

Projeto

O Projeto Barraginhas é uma das metas do Governo do Tocantins para amenizar a seca da região sudeste­. Ao todo, serão beneficiados 18 municípios, com investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões e a construção de 3.564 barraginhas. Os municípios contemplados ficam localizados na parte sudeste do Tocantins, região semiárida de menor índice de precipitação de chuvas no Estado, com 400 milímetros por ano.  Neste ano, serão atendidas além de Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus e Taipas, os municípios de Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Arraias e Novo Jardim