Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira A secretária da Educação e o superintendente da Juventude conheceram o projeto A secretária da Educação e o superintendente da Juventude conheceram o projeto
  •  O Projeto de Robótica será montado juntamente com as Superintendências de Juventude e de Desenvolvimento da Educação
  •  Robô de “lego”

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, recebeu nesta sexta-feira, 26, o professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – câmpus Dianópolis, Dêmis Gomes, coordenador da equipe da Escola Estadual Deoclides Muniz, que venceu a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Na oportunidade, foram discutidas possibilidades de parcerias que contribuam com a aprendizagem dos alunos da rede estadual.

Os componentes da equipe que ficou na primeira colocação na modalidade prática, categoria resgate nível 1, são Stalin Soares e Rafael Rodrigues, que também fazem parte do Projeto de Extensão de Robótica IFTO de Dianópolis. O robô de lego, construído pela equipe, segue caminhos, desvia, sobe rampas e resgata “vítimas”, que são simuladas com bolinhas de isopor.

Wanessa Sechim conheceu o projeto e afirmou que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está disponível para estabelecer parcerias que possam inovar na aprendizagem dos alunos das escolas estaduais do Tocantins. “Estamos abertos a parcerias que contribuam com a aprendizagem dos nossos alunos, principalmente as ideias inovadoras”, afirmou.

O Projeto de Robótica, para a rede estadual, será montado juntamente com as Superintendências de Juventude e de Desenvolvimento da Educação. Para o superintendente de Juventude da Seduc, Ricardo Ribeirinha, a proposta desenvolve o protagonismo juvenil dos alunos. “É uma inovação que queremos para os nossos estudantes. Por meio do projeto, diversas habilidades dos alunos poderão ser desenvolvidas”, disse.

Para Dêmis, a ideia é levar a prática do ensino para os estudantes de escolas públicas. “Na prática, os alunos ficam mais motivados e são multiplicadores de experiências”, afirmou o professor.

Segundo ele, os estudantes vencedores da 10ª OBR estão animados para a etapa nacional, que acontecerá em Recife (PE), de 9 a 12 de outubro. “Eles [os alunos] ficaram sem acreditar quando ganharam a etapa estadual. Agora estão estudando e treinando bastante para a nacional. É um trabalho gratificante de ser desenvolvido”, contou.

Destaques

Foram também destaques na olimpíada os alunos do 9º ano da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, Edinei Gualberto, Jonatas Santos e Marcelo Freitas, que conquistaram medalha de prata na Categoria Prática Nível 1.

Edinel Joaquim e Guilherme dos Santos, alunos do 8º ano da Escola Estadual Deoclides Muniz também participaram da competição e conquistaram confiança e experiência para as próximas competições.