Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

“Brincando com o Tempo”- espetáculo infantil contemplado com o Fundo de Apoio a Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, chega ao Estado do Tocantins, com o apoio do Sesc Tocantins e do Circo Os Kaco, para realizar apresentações nas cidades de Palmas e Taquaruçu, entre 30 de agosto e 2 de setembro de 2016.

Para comemorar seus 12 anosde existência, o espetáculo Brincando com o Tempo inicia sua primeira turnê regional, realizando apresentações em seis cidades dos estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O projeto é realizado com recurso do Fundo de Apoio a Cultura – FAC/ SEC/DF. 

A primeira etapa do projeto começou em dezembro de 2015 pela cidade Cavalcante do estado de Goiás e será retomada no final do mês de agosto com a chegada à capital tocantinense e região metropolitana. Em Palmas, com o apoio do SESC, faz duas sessões, nos dias 30/08 (às 16h) e 31/08 (às 19h30), no Teatro Sesc Palmas, em seguida o espetáculo “Brincando com o Tempo” realizará outras duas sessões com o apoio do Circo Os Kaco, na cidade de Taquaruçu, dia 01/09 (às 10h) e dia 02/09 (às 20h). As apresentações serão gratuitas e tem classificação livre para toda a família. 

Consciência sociocultural

O imediatismo na sociedade contemporânea, a preservação da natureza, reciclagem, cuidado com os animais, são alguns dos temas abordados. O espetáculo Brincando com o Tempo tem seu cenário, figurinos e instrumentos musicais construídos a partir de material reutilizável, buscando estimular o cuidado consigo e com o outro, os estágios da vida; noções sobre valores, e o estímulo à criatividade. 

“Vivemos em uma sociedade imediatista, onde o tempo e a paciência de esperar, ou se esmerar para alcançar objetivos anda esquecida” - comenta a atriz Rosana Loren, idealizadora do projeto.  Ao terem contato com o espetáculo crianças de 01 a 11 anos certamente passarão a refletir de forma singular sua posição no mundo. Assim como os pais terão ainda mais acesso a seus filhos e suas necessidades repensando a pressão social e econômica que oprime.

Sinopse

Mariola é uma menina que, bem como muitas crianças de hoje, tem seu tempo totalmente preenchido com computador, natação, balé, dever de casa, banho, escola, etc. Todas essas atividades acabam deixando Mariola ansiosa por férias, para poder fazer o que bem entender com seu tempo. Mas justamente quando chegam as férias, brincar com seus patins, que é o que ela mais gosta de fazer, simplesmente tornou-se um problema, pois não para de chover! Acontece que essa menina vai passar grandes apuros para aprender a lidar com a ansiedade enquanto aguarda o presente que o tempo vai lhe trazer!

A atriz Rosana Loren

Atriz, cantora e compositora autônoma. Em 2004, formou-se bacharel em artes cênicas pela Universidade de Brasília. Desde o ano 2000 especializou-se em teatro de rua acrobático-musical por meio do trabalho junto a Cia. Teatral Esquadrão da Vida. Entre suas habilidades investe em uma formação continua em interpretação teatral, música, acrobacia-solo e produção cultural.

Atuou em diversas montagens teatrais de companhias de Brasília/DF que circularam em eventos e festivais dentro e fora do Distrito Federal, entre as principais Cias. teatrais destacam-se: Mandala, Esquadrão da Vida, Pirilampo Teatro de Bonecos e Atores, Circo Teatro Lona. Atou em vídeos clipes, curtas educativos e no curta-metragem “Silêncio”.

Cantora de canto popular, toca ritmos base em instrumentos de percussão, compõe música popular e trilhas sonoras para teatro. Ministra oficinas de Artes Integradas (musicalização, interpretação teatral, danças circulares) em projetos sociais junto a comunidades carentes do Distrito Federal.

Ficha Técnica:

Concepção: Rosana Vasconcelos

Orientação: Benedito Vasconcelos e Hugo Leonardo

Atuação: Rosana Vasconcelos

Música e Sonoplastia: Nonato Ferreira

Concepção Musical: Rosana Vasconcelos e Júlio Vasconcelos

Cenário: Cristiane de Bortoli e Joana Vieira

Figurino: Fernando Cardoso

Design Gráfico: Laura Diniz

Realização: Rosana Loren Produções

Produção e comunicação: Jambo e Jambú Produções

Produção em Tocantins: Os Kaco, Marcela Pultrini

Coordenadora de Produção: Rosana Loren

Produção executiva DF: Maria Aparecida Vasconcelos

Assistente de Produção DF: Flora de Aquino Santos

Assistente de Produção: Nonato Ferreira

Técnico de som: Nonato Ferreira