Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O Rally dos Sertões será realizado de 3 a 10 de setembro

O Rally dos Sertões será realizado de 3 a 10 de setembro Foto: João Di Pietro

Foto: João Di Pietro O Rally dos Sertões será realizado de 3 a 10 de setembro O Rally dos Sertões será realizado de 3 a 10 de setembro

Após três anos fora da rota de um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Tocantins se prepara para voltar a se emocionar com o ronco dos motores na 24ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Desta vez, sediará 45% do roteiro da prova, além de ser o palco da chegada dos competidores, com cerimônia de premiação e festa de encerramento realizadas na Capital, Palmas. 

O evento foi lançado oficialmente no Estado pelo governador Marcelo Miranda no último dia 16, com a presença de representantes da empresa Dunas Race, promotora do evento, e de coordenadores da competição em Goiás e Tocantins. Este ano, o rally será realizado de 3 a 10 de setembro, partindo de Goiânia (GO). As equipes chegam ao Tocantins no dia 8 de setembro, na cidade de Mateiros. De lá, no dia 9, seguem para Ponte Alta do Tocantins; e encerram a prova no dia 10, em Palmas. Serão 3.212 km de trilhas, sendo 2.357 km de especiais (trechos cronometrados). 

A competição tem apoio institucional do Governo do Tocantins, tendo em vista os impactos sociais e econômicos gerados. De acordo com a organização do rally, para esta edição, os voluntários do projeto S.A.S. Brasil vão desenvolver atividades voltadas para crianças e adultos nas áreas de saúde, cultura e esportes. Na saúde, está prevista, entre outras, a realização de cirurgias de câncer de colo de útero e de pele. Serão quatro consultórios em uma carreta, com 16 profissionais trabalhando, entre os quais, oito médicos, que ofertarão atendimento em três municípios: Cavalcante (GO), nos dias 4 e 5 de setembro; Natividade (TO), dia 7; e Ponte Alta do Tocantins (TO), dia 9. 

Além da ação social trazida pela organização do rally, o Governo do Tocantins também aproveitará a estrutura para levar, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas), serviços como o cadastro do Cartão do Idoso e cursos do projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto) aos municípios de Mateiros, Ponte Alta e Natividade. 

Turismo e economia 

O retorno do Estado à rota do Rally dos Sertões é mais uma oportunidade de divulgar e promover os produtos e roteiros turísticos do Tocantins para o público nacional e internacional, resultando no aumento da demanda turística, e assim, promovendo o aquecimento da economia nas regiões. A expectativa é justificada tendo em vista os números alcançados, em termos de mídia, na edição de 2015, quando o evento contou com 205 jornalistas brasileiros e estrangeiros credenciados, contabilizando  2.168 matérias em TVs, jornais, revistas, sites e rádios; mais de 10 horas de transmissão em TVs, com matérias focadas exclusivamente no evento, atingindo a um público de mais de 7 milhões de pessoas. Em relação à mídia social, 1.128.964 pessoas foram alcançadas pelas redes sociais. 

“Trata-se de evento específico, único, que atinge a um público de interesse notório no que diz respeito ao desenvolvimento da atividade turística no Estado. É uma oportunidade de divulgar nossas belezas naturais, com foco no retorno em mídia espontânea em veículos especializados em turismo e esporte”, frisou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro. 

Do ponto de vista econômico, além dos resultados a médio e longo prazos advindos da divulgação, o rally promove uma intensa movimentação por onde passa, impactando toda a cadeia turística e comércio em geral. No lançamento do evento no Estado, a organização adiantou que, na passagem pela cidade de Mateiros, é estimado um público de 1,5 mil pessoas; e em Ponte Alta do Tocantins, a estimativa é de pelo menos 5 mil pessoas. Já em Palmas, onde acontecerá a chegada dos pilotos e cerimônias de premiação e encerramento, o público é estimado entre 13 a 15 mil pessoas. “É um público que precisará se hospedar, se alimentar; são pessoas que aproveitam para conhecer os atrativos turísticos, movimentando o comércio como um todo”, pontuou Thiago Formiga Jr., coordenador executivo do Rally dos Sertões pelo Tocantins.

O coordenador também enfatizou a importância de o Tocantins ser parte do roteiro desta prova, atribuindo à competição o despertar do interesse dos turistas pelas belezas e atrativos da região do Jalapão. “O turista descobriu o Jalapão quando o rally começou a passar por aqui. Isso mostra a força de mídia que a empresa Dunas empenha para realização do evento e é algo que reflete diretamente na geração de renda nas localidades por onde o rally passa”, frisou Thiago Formiga Jr.