Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O objetivo da reunião com parceiros é para a criação da Câmara Setorial de Ovinocultura no Tocantins

O objetivo da reunião com parceiros é para a criação da Câmara Setorial de Ovinocultura no Tocantins Foto: Manoel Junior

Foto: Manoel Junior O objetivo da reunião com parceiros é para a criação da Câmara Setorial de Ovinocultura no Tocantins O objetivo da reunião com parceiros é para a criação da Câmara Setorial de Ovinocultura no Tocantins

Com objetivo de criar a Câmara Setorial da Ovinocultura no Tocantins, uma equipe do setor de Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) reuniu-se, na manhã desta segunda-feira, 5, com representantes de instituições governamentais e privadas, que atuam de forma direta e indireta no processo de desenvolvimento da cadeia produtiva de ovinos no estado.

A criação da Câmara Setorial é uma ação em prol do apoio à atividade que vem cumprir o plano de ação da elaborado na oficina de concertação da ovinocultura, realizada pelo Governo do Estado e instituições parceiras, em Aliança do Tocantins, no último mês de junho. A ação ficou sob a responsabilidade da Seagro, segundo a diretora de Políticas para a Agricultura da Seagro, Érika Jardim.  

“Hoje a Seagro está cumprindo uma das ações que ficaram sob sua responsabilidade, que é a de criar a Câmara Setorial da Ovinocultura do Tocantins, com finalidade de aperfeiçoar o uso dos recursos, além de elaborar políticas públicas para desenvolver a cadeia produtiva e potencializar resultados”, disse a diretora.

Durante a reunião, que continua no período da tarde, estão previstos a determinação do número de reuniões anuais da Câmara Setorial, decisões sobre o regimento interno e quais as próximas ações a serem realizadas.

Participam da oficina, representantes da Seagro, Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Aliança, as empresas Photins e Amazon Agro, Associação de criadores (Acabar) e de produtores de ovinos.

Números da ovinocultura no Tocantins: De acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2014), o Tocantins possui um rebanho efetivo de ovinos de 129.263 cabeças e 25.455 de caprinos.