Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Por ocasião da 24ª edição do Rally dos Sertões, que inicia seu roteiro no Tocantins a partir de 9 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), oferecem serviços de saúde específicos para atendimento ao evento. Para realizar atividades de prevenção e promoção à saúde, técnicos das diretorias estaduais de Atenção à Saúde e de Atenção Especializada e da Superintendência de Vigilância, Prevenção e Proteção à Saúde atuarão no atendimento ao evento.

Para isso, uma tenda instalada na Praia da Graciosa vai oferecer aferições de temperatura e pressão arterial, testes de glicemia, pequenos curativos, além de distribuir material educativo sobre prevenção de doenças endêmicas, orientações de promoção à saúde e insumos de contra doenças sexualmente transmissíveis (DST). Fiscais da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual também darão suporte ao evento.

A diretora estadual de Urgência e Emergência, Celeste Moreira, explica que para atendimento de demandas de urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital será acionado. “A referência para encaminhamento será o Hospital Geral de Palmas (HGP), no entanto, três outros hospitais regionais foram selecionados para atuar como unidades de retaguarda para auxiliar caso haja necessidade”, completa. Os hospitais de retaguarda mencionados pela diretora são os Hospitais Regionais de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Miracema do Tocantins.

Monitoramento

Para monitorar o evento, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs) é reativado. O Ciocs é um serviço que monitora e responde a possíveis surtos ou suspeita de adoecimento por agravos diferentes do contexto epidemiológico local. Fisicamente, o Ciocs será instalado na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Palmas e funcionará das 14 às 18 horas na sexta-feira, 9, das 8 às 23 horas da sábado, 10.

Além do plantão Ciocs, o 0800-642-7300 da Unidade de Resposta Rápida (URR) Estadual, estará em funcionamento 24 horas por dia. “Nesta terça-feira, os municípios de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins foram informados sobre o plantão da URR, que funcionará 24 horas por dia, para as notificações de emergências em saúde pública que ocorrerem durante a passagem do Rally. Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde também está presente nos municípios dando suporte”, informou Arlete Otoni, gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) Estadual.

Em razão da vinda de autoridades, familiares dos competidores e interessados em acompanhar a premiação, a expectativa é de público estimado em 15 mil pessoas. O 24º Rally dos Sertões inicia seu roteiro no Tocantins a partir de 9 de setembro, com passagens programadas por Mateiros e Ponte Alta do Tocantins e com chegada do roteiro em Palmas, no dia 10 de setembro, para o encerramento da competição. 

Serviços de saúde públicos e privados podem acionar o Ciocs para esclarecimento de dúvidas e solicitar direcionamento no atendimento a casos de interesse em saúde pública envolvendo atletas, turistas ou profissionais envolvidos no evento. O contato pode ser feito pelo telefone 0800-642-7300 ou pelo e-mail ciocstocantins@gmail.com . O centro já havia sido ativado inicialmente por ocasião da realização da 1ª edição dos Jogos Mundiais Indígenas e para apoio ao Ironman 70.3 Palmas - South American Championship 2016.

Rally dos Sertões

O Rally dos Sertões acontece há 24 anos e reúne aventureiros de várias partes do mundo em disputa que envolve motos, carros, quadriciclos e UTVs. Em sua edição anterior, a caravana reuniu mais de 1.600 pessoas. A passagem dos veículos que participam do rally em busca dos roteiros de aventura movimenta as comunidades por onde passa com a interação do público nos acampamentos ou através das ações sociais e ambientais promovidas pela competição.