Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Candidato do PRB à Prefeitura de Colinas do Tocantins, Adriano Rabelo foi multado em R$ 5 mil pela Justiça Eleitoral por veiculação de propaganda irregular. A decisão atendeu representação movida pela coligação “Colinas no Rumo Certo”, do candidato a prefeito Fabrício Santana.

Atual vice-prefeito da cidade, Rabelo veiculou propaganda afirmando que a coligação “Colina no Rumo Certo” havia sido multada em R$ 50 mil por divulgação de panfletos apócrifos contra ele. No entanto, a afirmação é falsa, pois nem Fabrício Santana e nem sua coligação receberam a punição.

“Porém, a afirmação foi dolosa, tecnicamente preparada, buscando-se criar um efeito de censura definitiva, quando apenas havia uma advertência para o caso de descumprimento. Em tempos de eleição, o emprego das palavras é jeito de forma meticulosa, calculada, visando, sempre, obter um resultado de impressão no público destinatário, o eleitor. Dai, há que se conformar esta utilização de linguagem com os padrões éticos e valorativos cultuados pelo Direito, especialmente a verdade, a lealdade. A verdade é que não havia o propaganda afirmava existir”, destaca o juiz Océlio Nobre da Silva.