Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 12, o movimento grevista no Tocantins ganhou mais força. Das 158 agências bancárias, 137 estão fechadas para o atendimento ao público. A paralisação é em resposta ao descaso da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) com a categoria. Os bancários entraram em greve no ultimo dia 6, e reivindicam reajuste salarial de 14,78%, melhores condições de trabalho, mais saúde e segurança.

Na última sexta-feira, 9, a Federação ofereceu 7% de reajuste salarial, mais R$ 3,3 mil de abono e Participação de Lucros e Resultados (PLR) nos mesmos moldes da Convenção Coletiva de Trabalho 2015. A proposta foi rejeitada pela comissão de negociação e uma nova reunião foi marcada para amanhã, 13, às 14h em São Paulo.

O presidente Crispim Batista Filho reafirma o compromisso com a categoria e espera uma nova proposta que atenda as reivindicações. “A greve e nossa luta continuam. Esperamos que a Fenaban atenda nossas reivindicações e apresente uma proposta para discutirmos em assembleia. Cada dia nossa paralisação ganha mais força e permanecemos firme.

Greve legal

O presidente destaca que alguns transtornos são causados com a paralisação, porém o Sindicato está cumprindo o que é determinado por lei e 30% dos funcionários exigido para atendimento interno como compensação de cheque, reposição de dinheiro nos caixas eletrônicos, recolhimento de envelopes para operações bancárias está sendo mantido.

O SINTEC-TO está orientando a população a buscar os meios alternativos para efetuar as transações bancárias assim com os pagamentos de boletos durante a greve, entre eles os terminais eletrônicos, correios, casas lotéricas, telefone ou pela internet.